domingo, 17 de maio de 2009

Trate sua pele com receitas à base de chás

Os efeitos dos chás para cuidar da sua saúde são bastante conhecidos: hortelã é ótima para a digestão, limão combate a gripe e não há quem nunca tenha tomado uma infusão de romã para melhorar a garganta. A novidade, agora, é usar o seu delicioso chazinho como aliado da beleza. As ervas bem escolhidas eliminam as toxinas, equilibram a hidratação e até rejuvenescem seu rosto.


Para você ter uma idéia dos poderes naturais dos chás, o naturólogo José de Andrade, a oligoterapeuta Inez de Castro e a terapeuta holística Vivian Hefler, todos do Pacuíba Centro de Terapias Naturais, apresentam uma série de tratamentos que podem ser feitos em casa, usando as plantas em estado natural ou em sachês.

Primeiro Passo: mudando o PH da pele (para todos os tipos de pele)Dissolva em um copo de água (aproximadamente 200mL), uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique no rosto com bandaletes (algodão envolvidos em gazes) e aguarde por três minutos.

Segundo Passo: dilatação dos poros, eliminação de toxinas e reposição mineralFaça um chá fraco de folhas secas de pimenta (a de sua preferência): use um copo de água para uma folha seca de pimenta. Dissolva uma colher de sopa de argila branca ou verde no chá já preparado e morno. Aplique sobre rosto, pescoço e colo. Deixe descansar por cinco minutos e retire usando chá morno de camomila (pode ser de sachê).

Terceiro Passo: HidrataçãoPara peles oleosas ou mistas: Faça um chá de folha seca de abacate com folha de hortelã. Use um copo de água, uma folha seca de abacate e um ramo seco pequeno de hortelã. Depois, basta embeber os bandaletes neste chá e aplicar no rosto, pescoço e colo por 10 minutos. Retire os bandaletes e só limpe o excesso, deixando a pele secar naturalmente.

Para peles secas e normais : Faça uma máscara de abacate e mel. Coloque, em um recipiente, duas colheres de sopa de polpa de abacate e uma colher de chá de mel. Misture bem e aplique sobre o rosto, pescoço e colo, deixando agir por 10 minutos. Retire o excesso e lave com água norma em abundancia.

Dicas dos especialistas

1. Para conseguir resultados, faça o tratamento uma vez por semana

2. Evite aplicar a receita quando a pele estiver sensível, machucada ou com acne

3. Tome cuidado com a região dos olhos, que podem ficar irritados com algum ingrediente

Poder natural Os especialistas do Pacuíba Centro de Terapias Naturais explicam a ação dos ingredientes usados na receita que você acaba de aprender:
Bicarbonato de sódio: neutraliza o PH da pele. Traz o equilíbrio para as peles alcalinizadas ou acidificadas, por isso é indicado para todos os tipos de pele.
Folhas de pimenta: tem função vasodilatadora, além de emoliente e rejuvenescedora celular.

Camomila: rica em azulenio, óleo essencial, ótimo calmante, sais minerais (cálcio e enxofre desensibilizante e cicatrizante da pele). Possui flavonóide, poderosos, antioxidante, antialérgico e antiinflamatório.

Abacate: contem óleo essencial, carotenóides, e clorofila. Tem propriedades antioxidantes e revitalizantes.

Hortelã: é refrescante, calmante, antioxidante e antiinflamatório.

2 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Anna, amo cha' tomo o branco todos os dias. Adorei as dicas. Bjim com karim. Léia

Unknown disse...

Olá Anna venho responder a tua pergunta,o feijão verde é um vegetal verde comprido,penso que é o mesmo ai no Brasil,andei por aqui as voltas na internet para ver se encontrava,mas não encontrei resposta diferente,espero ter ajudado,bjs doces Alexis....