quarta-feira, 17 de março de 2010

Arroz negro e Feijão branco


Nutrição


As versões nobres do arroz e feijão



Eles têm propriedades que retardam o processo digestivo e aumentam a sensação de saciedade. Alterná-los no prato pode ser uma boa alternativa para sua dieta .



O Arroz e feijão longe do trivial
Se durante a semana você se habituou aos dois juntos, aproveite o sábado ou domingo para experimentar algumas das versões elaboradas pelas nutricionistas Heloisa Padilha e Lívia Maria Zimmermann.

Além de pratos saborosos, há um bônus duplo: mais saúde e uma força extra no seu emagrecimento



Arroz preto com maracujá

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 105
Ingredientes 200 g de arroz preto1 maracujá inteiro ½ xíc. (café) de hortelã picada finamente Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer 1. Cozinhe o arroz. 2. Misture o maracujá inteiro com as sementes. Acrescente a hortelã, o sal e a pimenta a gosto.


Feijão-branco com camarão e legumes

Rendimento: 5 porções Calorias por porção: 150
Ingredientes 500 g de feijão-branco 1 talo de salsão em rodelas 2 folhas de louro 1 bulbo médio de erva-doce picado 2 cenouras grandes (picadas)200 g de camarão limpo ½ copo de vinho branco de mesa seco Sal a gosto5 grãos de pimenta rosa (opcional) 1 cebola média picada (pedacinhos pequenos) 2 dentes de alho moídos 2 cubos de caldo de camarão 2 col. (sopa) de molho de tomate 3 col. (sopa) de azeite 3 col. (sopa) de limão 100 g de tomate picado sem pele e sem semente
Modo de fazer1. Escolha o feijão, lave-o e coloque-o de molho de um dia para o outro. 2. No dia seguinte, troque a água e cozinhe-o com as folhas de louro, em panela de pressão, até ficar macio. 3. Tempere os camarões com o limão e o alho. Reserve. 4. Aqueça o azeite e frite o bacon ligeiramente. Em seguida, doure o alho e a cebola. Refogue a cenoura, o salsão, a pimenta rosa e a erva-doce. Acrescente o tomate picado, os camarões, o molho de tomate e o vinho branco. 5. Cozinhe rapidamente, coloque o feijão e misture os ingredientes. Deixe apurar alguns minutos. 6. Sirva com o arroz preto e a salada.


Arroz preto à moda da casa

Rendimento:

6 porções Calorias por porção: 240
Ingredientes para o arroz200 g de arroz preto 2 dentes de alho bem picados 2 litros de caldo de legumes 2 col. (sopa) de óleo de canola Sal e pimenta-do-reino a gosto 200 g de palmito picado 1 cebola média picada 2 dentes de alho picados2 tomates firmes sem pele e sem semente picados 2 col. (sopa) de creme de leite Galhos frescos de salsa bem picados 2 col. (sopa) de creme de leite light homogeneizado 2 ramos de cebolinha picados bem fininhos
Modo de fazer1. Em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho. 2. Acrescente o arroz, frite-o por cerca de 2 minutos e adicione cerca de 1 litro do caldo de legumes. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe sem tampa. 3. Na parte reservada do caldo, coloque o sal e a pimenta a gosto. Vá colocando aos poucos no arroz, até que esteja quase cozido. 4. Coloque todos os ingredientes picados e, por último, o creme de leite homogeneizado delicadamente. 5. Acondicione o arroz pronto em um refratário e decore com ramos de salsinha.


Salada de feijãobranco

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 148
Ingredientes 1 xíc. (chá) de feijão-branco 1 folha de louro 1 col. (sopa) de azeite de oliva 2 col. (sopa) de salsinha picada l Raspas de 2 limões l Suco de 1 limão l Sal l Pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer 1. Coloque o feijão e o louro em uma panela de pressão, cubra com água e deixe cozinhar por 25 minutos. 2. Assim que estiver cozido, descarte o louro e espere esfriar. 3. Numa tigela, misture o feijão, a salsinha, as raspas e o suco de limão. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite.
Fonte:

3 comentários:

Xana disse...

Adoro feijãozinho com arroz :)
beijo

Ale disse...

Oi Anna
Não sabia em que blog te responder, mas já que este blog está direcionado à comida vamos ficando na cozinha mesmo, rsrsrs
Fiquei feliz em saber que você gostou do meu blog, tenho me esforçado para colocar a melhor informação possível para sanar as dúvidas da pessoas que pesquisam no google, dúvidas que na maioria das vezes eu mesma que tenho, e assim, vou bisbilhotando, juntando informações aqui, ali, acolá e vou montando os artigos. Vou anotando tudo o que acho legal guardar e assim o blog tá sendo gerado, dia após dia.
Estou tentando fazer o meu melhor, por isso que cada elogio me chega como um presente, e vou ficando cada dia mais satisfeita em saber que o blog tá sendo útil para outras pessoas.
Volte sempre, vai ser um prazer recebê-la.
Bjs

Federica disse...

ciao Anna! Ricambio con molto piacere la tua gentilissima visita!!
tornerò a trovarti!!
Un abbraccio!! ciao!