terça-feira, 6 de abril de 2010

Alfarroba em Pó




Chega ao mercado brasileiro o substituto do cacau, a Alfarroba, uma opção mais saudável para quem não consegue viver sem chocolate. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau. Alternativo do chocolate em barra, os tabletes de alfarroba da CarobHouse são produzidos com o óleo de palma da Malásia, a mais rica fonte de tocotrienóis (vitamina E) e adoçado com Stevita, o único adoçante 100% natural.

"Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura", conta Ivonir Dall'Inha, representante da alfarroba em Santa Catarina. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.

Embora apresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras. A alfarroba ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. O fato de não haver açúcar (sacarose) na formulação dos produtos da CarobHouse, torna o produto light, e permite boa aceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efetivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras.

Com estas propriedades, os derivados da alfarroba revolucionam o mercado em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à alimentação saudável. O tablete, por exemplo, é produzido a partir de ingredientes da mais alta qualidade mundial. “Utilizamos ingredientes naturais de grande qualidade, que garantem um diferencial aos produtos”, comenta o diretor da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti.

Componentes e Procedência

Atualmente, 90% dos componentes da fórmula são importados, apesar do interesse da empresa em ampliar o percentual de produtos nacionais na fórmula. Hoje, apenas o leite integral e de soja são nacionais. O pó ou farinha de alfarroba é importado da Espanha, as essências vêm da França, o óleo de Palma é da Malásia e o Soro Desmineralizado da Holanda. Segundo Carmine, o interesse da CarobHouse em utilizar mais componentes na formulação seria benéfico no que refere-se a custo. Entretanto, a forma como estes ingredientes são produzidos interferem diretamente no paladar e consistência do produto final.

O óleo de palma que é produzido no Brasil, por exemplo, vem na forma de gordura hidrogenada. Já o óleo de palma da Malásia é fracionado, o que faz a diferença, entre outras coisas, no ponto de fusão. Isso porque o fracionado é menor que o hidrogenado, o que afeta na qualidade do produto. Quanto menor o ponto de fusão, melhor a palatividade do produto.

No caso do soro desmineralizado que vem da Holanda, o processo de extração utilizado elimina totalmente o sabor salgado que existe no leite e que, no caso do chocolate, é encoberto pelo excesso de açúcar. Como não utilizamos açúcar (sacarose) na fórmula, existe a necessidade de servir-se de matérias primas que, conjugadas, mantenham o sabor original do produto.

Os ingredientes do tablete são: Óleo de Palma, Extrato de Soja, Soro de Leite Desmineralizado, Leite em Pó Integral, Farinha de Alfarroba, Estabilizante Lecitina de Soja, Aromas Naturais, Edulcorante Natural Steviosídio.

CarobHouse

A empresa responsável por trazer esta novidade ao Brasil é a CarobHouse, de Curitiba. Tudo começou em Toronto, no Canadá, no início dos anos 90. Em suas pesquisas no laboratório da indústria de alimentos onde trabalhava, aquele que viria a ser o fundador da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti, sentiu o desejo de desenvolver um produto a partir de ingredientes naturais, sem conservantes, saudável, saboroso, mas acima de tudo diferenciado, a fim de atender os consumidores preocupados com a saúde, a boa forma e que buscavam uma alternativa para o chocolate convencional.

Assim, Carmine aproveitou a oportunidade para desenvolver produtos que viessem a atender esse público, bem como todos aqueles que desejassem reduzir a ingestão de açúcares (sacarose) e estimulantes, elaborando suas fórmulas dentro dos mais elevados padrões de qualidade, contando com consultorias em laboratórios da Suíça, França e Holanda. Ao retornar ao Brasil, depois de mais de uma década no Canadá, dando continuidade às suas pesquisas, Carmine verificou que aqui, a alfarroba não era conhecida ou explorada como forma alternativa do chocolate.

Foi assim que, em 1999, na cidade de Curitiba, nasceu a CarobHouse, fruto do seu espírito empreendedor e visionário. Após vários anos de pesquisa no desenvolvimento de seus produtos, a CarobHouse é hoje a única empresa no Brasil, em caráter inédito, a industrializar a alfarroba em tabletes como substituto do chocolate.

http://www.carobhouse.com/




Informações do produto
Alternativo do achocolatado, a Alfarroba em Pó da CarobHouse vem na sua forma mais natural.
R$ 10,79
http://www.mercearianatural.com.br/index.php?manufacturers_id=26


Alternativo do achocolatado, a Alfarroba em Pó da CarobHouse vem na sua forma mais natural. Excelente em valor nutricional, é rica em fibras naturais (7%), vitaminas A, B1, B2, D, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Não contém glúten. Para ser usado no leite (animal ou de soja), bem como em receitas culinárias.

INGREDIENTES: Alfarroba em pó orgânicaAlfarroba em Pó Sem Açúcar(sacarose), sem Lactose, sem Glúten
INFORMAÇÃO NUTRICIONALPorção 10g (1 colher de sopa em média)
Quantidade por porção

Valor Energético
38 kcal
2
Carboidratos
8,9 g. dos quais:
3
Açúcares
3,7 g*
.
0
Gorduras Totais
0 g
0
Gordura saturada
0 g
0
Gordura trans
0 g
.
Fibra alimentar
0,6 g
2
Sódio
0 mg
0
* Naturalmente contidos na Alfarroba(*) Valores diários em uma dieta de 2000kcal. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.Quantidades maiores considerar 100% dos carboidratos como amido
Dúvidas sobre este produto? Consulte-nos!


http://www.mercearianatural.com.br/menu-175-light


Tudo começou em Toronto, no Canadá, no início dos anos 90. Em suas pesquisas no laboratório da indústria de alimentos onde trabalhava, aquele que viria a ser o fundador da CarobHouse, sentiu o desejo de desenvolver um produto a partir de ingredientes naturais, sem conservantes, saudável, saboroso, mas acima de tudo diferenciado, a fim de atender os consumidores preocupados com a saúde, a boa forma e que buscavam uma alternativa para o chocolate convencional. Assim, aproveitou essa oportunidade para desenvolver produtos que viessem a atender a esse público, bem como todos aqueles que desejassem reduzir a ingestão de açúcares (sacarose) e estimulantes, elaborando suas fórmulas dentro dos mais elevados padrões de qualidade, contando com consultorias em laboratórios da Suíça, França e Holanda. Ao retornar ao Brasil, depois de mais de uma década no Canadá, dando continuidade às suas pesquisas, incluindo órgãos governamentais, verificou que aqui, no Brasil, a alfarroba não era conhecida ou explorada como forma alternativa do chocolate. Foi assim que, em 1999, na cidade de Curitiba, Paraná, nasceu a CarobHouse, fruto do seu espírito empreendedor e visionário. Após vários anos de pesquisa no desenvolvimento de seus produtos, a CarobHouse é hoje a única empresa no Brasil, em caráter inédito, a industrializar a alfarroba em tabletes como substituto do chocolate.
Atualmente, a CarobHouse possui representantes em todo o Brasil, além de parcerias comerciais com distribuidores que atendem o mesmo segmento de mercado. A CarobHouse tem por filosofia elaborar produtos à base de alfarroba com a mais alta qualidade a partir de ingredientes cuidadosamente selecionados. Alinhados a esta filosofia, nossos profissionais têm o compromisso com a qualidade e o sabor ao desenvolver seus produtos para a satisfação e prazer dos seus clientes.
Para adquirir nossos produtos, fale conosco: sac@carobhouse.comou através do telefone (0xx41) 3018.9067.
Embalagem com 200gr
Alternativo do achocolatado, a Alfarroba em Pó da CarobHouse vem na sua forma mais natural. Excelente em valor nutricional, é rica em fibras naturais (7%), vitaminas A, B1, B2, D, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Não contém glúten. Para ser usado no leite (animal ou de soja), bem como em receitas culinárias.

4 comentários:

Marcia disse...

Anna, querida, os três blogs são excelentes! Como vc consegue manter os três? Que talento, moça!
Quanto aos "gadgets culinários", deixo os meus sobre um balcão. Eles pegam um certo pó, mas como são muuuuuito usados, consigo mantê-los em um estado "digno", rs. E concordo com vc: são belos enfeites. Beijoca.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Boa tarde Anna, muito obrigada pelo desejo de feliz aniversário! Eu vi no jornal na tv sobre a alfarroba na época da páscoa, bem legal essa alternativa, queria provar! Bjinhos

Mary disse...

Oi Anna...
Vim conhecer teu blog e te avisar que voltei a postar.
Adorei a dica da alfarroba. Já tinha ouvido falar, mas achava que era mais caro.
Vou procurar aqui em Porto alegre.
Beijão.

ameixa seca disse...

É um produto muito comum no Algarve e eu adoro o sabor da alfarroba, é deliciosa :)