sábado, 5 de dezembro de 2009

Almeirão

(O meu ficou um pouco azedo), alguém poderia me informar como ficar mais gostoso?)


Almeirão

Originária da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma hortaliça do tipo folha caracterizada pelo seu sabor amargo.


A hortaliça é pertencente à família Asteraceae, a mesma da alface, chicória, dente-de-leão e serralha. Por esse motivo, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por pêlos.



O almeirão possui um baixo teor calórico, da mesma forma que todos os folhosos. Além disso, possui Cálcio, Fósforo, Ferro, vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e vitamina C em menor quantidade. A hortaliça é consumida no preparo de saladas e pratos quentes, podendo substituir a couve, o espinafre e a chicória. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro.

COMO CONSUMIR
O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto. Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto. Neste caso, lave-as antes em água corrente, deixe-as de molho por 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada à uma colher (sopa) de água sanitária, em seguida enxagüe em água filtrada.
No lugar da água sanitária, também pode-se usar produtos específicos para higienização de hortaliças, vendidos nos supermercados na forma de pastilhas. Neste caso, siga as instruções do fabricante contidas na embalagem do produto

COMO CONSERVAR
O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. Por isto, compre somente o necessário para consumo imediato, e tenha sempre o produto fresco para consumo. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco de plástico próprio para alimentos ou em vasilha de plástico tampada. Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco; mesmo assim a durabilidade será menor que um dia.


DICAS* O almeirão é um ótimo acompanhamento para carne assada, lingüiça e aves;* O almeirão roxo, raro no mercado das cidades grandes, é menos amargo que o almeirão verde e pode ser consumido cru em saladas ou refogado;* Temperos que combinam; azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão, cheiro-verde.
Fornece 20 calorias em cem gramas.

Feijão Jalo com almeirão


Rendimento: 5 porções de 140 g


Ingredientes
· 1 xícara (chá) de feijão jalo . 170 g
· 1 pé de almeirão . 450 g
· 3 dentes de alho . 10 g
· 7 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 70 g
· Sal a gosto

Modo de Fazer
· Limpe o feijão, lave-o e coloque em uma panela de pressão. Junte 1/2 litro de água e tampe a panela. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o feijão ficar macio. Não deixe os grãos desmancharem. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Escorra o feijão em uma peneira e reserve.
· Separa as folhas de almeirão, limpe-as e lave-a uma a uma. Seque-as com toalha de papel e corte-as em tiras finas. Reserve.
· Coloque o feijão em uma tigela e reserve.
· Descasque os dentes de alho e corte em tiras finas.
· Coloque o azeite de oliva em uma frigideira e leve ao fogo por 1 minuto. Junte o alho e frite-o, sem parar de mexer, por 1 minuto ou até dourar. Incorpore as folhas de almeirão e refogue, mexendo cuidadosamente, por 1 minuto ou até o almeirão ficar macio, mas al dente.
· Acerte o sal e retire do fogo.
· Despeje sobre o feijão e sirva ainda quente.
Valor nutricional por porção254 calorias; 24 g de carboidratos; 8,5 g de proteínas; 14,5 g de gorduras totais (2 g de saturada, 10 g de monoinsaturada e 1,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 10 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 69 mg de cálcio.
Receitas

Almeirão com Arroz

Ingredientes:* 1/2 maço de almeirão cortado fininho* 1 1/2 xícara (chá) de arroz cru* 1 cebola m media picada* 4 colheres (sopa) de azeite* 1 lata de sardinha escorrida e desfiada* 2 dentes de alho socado ou picado * sal a gostoModo de fazer:* Numa panela, cozinhe o arroz com sal em água fervente; escorra e reserve;* Frite a cebola e o alho no azeite, junte o almeirão e refogue;* Acrescente a sardinha e o sal, misture e deixe por 2 minutos em fogo baixo;* Junte o refogado ao arroz, misture e sirva a seguir.Rendimento: 4 porçõesTempo de preparo e cozimento: 30 minutosSugestão: caso não goste do arroz escorrido, refogue-o ou use sobras de arroz do dia anterior.
Refogado de Almeirão com FeijãoIngredientes:* 1/2 maço de almeirão* 3 xícaras (chá) de feijão cozido* 1 cebola média picada* 2 dentes de alho amassados* 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde* 1/2 xícara (chá) de bacon picado* 1 xícara (chá) de farinha de mandioca* 1 colher (sopa) de óleo* sal e pimenta a gostoModo de fazer:* Coloque o óleo em uma panela, refogue o almeirão e reserve;* Em outra panela, frite o bacon, junte o alho e a cebola e deixe dourar;* Acrescente o feijão, mexa bem e tempere com sal e pimenta;* junte o almeirão ao feijão, misture bem e adicione aos poucos a farinha, tendo o cuidado de não deixar esta mistura seca;* Acrescente o cheiro-verde, misture e sirva quente.Rendimentos: 6 porçõesTempo de preparo e cozimento: 20 minutosSugestão: Use farinha de milho em substituição a farinha de mandioca.

Bolinhos de Almeirão com Batata


Ingredientes:* 700g de batatas cozidas e espremidas ou amassadas* 1/2 maço de almeirão picado* 1 colher (sopa) de azeite* 3 dentes de alho amassados ou picados* 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado* 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo* 1/2 xícara (chá) de cebola picada* 1/2 colher(café)de pimenta vermelha moída* 2 ovos ligeiramente batidos* 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado* sal a gosto* 2 xícaras (chá) de farinha de rosca* óleo para fritarModo de fazer:* Coloque o azeite numa panela, frite a cebola e o alho;* Acrescente o almeirão, o cheiro-verde, o sal e a pimenta, mexa bem e deixe refogar;* Retire a panela do fogo, deixe esfriar, junte a farinha de trigo e a batata e misture bem;* Pegue pequenas porções com uma colher e faça bolinhas;* Passe as bolinhas do novo batido e em seguida na farinha de rosca;* Frite as bolinhas em óleo quente até dourar, retire do fogo e coloque sobre papel absorvente;* Sirva quente.Rendimento: 25 bolinhos de tamanho médioTempo de preparo e cozimento: 1 hora e 20 minutosSugestão: no lugar da batata pode-se usar arroz ou macarrão bem cozido.


Receita de Fritada de almeirão
Por Isabel Cristina
Ingredientes

1 maço de almeirão
Suco de limão
Sal e pimenta do reino à gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
4 ovos

Modo de preparo
Lave o almeirão e corte bem fino.
Cozinhe em água fervente, com algumas gotas de suco de limão e sal.
Escorra, apertando bem para sair toda a água.
Reserve.
Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho.
Junte o almeirão e deixe refogar um pouco.
Bata os ovos com sal e pimenta do reino.
Despeje na frigideira e mexa ligeiramente.
Quando estiver dourado embaixo, vire e frite do outro lado.
Sirva bem quente.
Dica
Em lugar de almeirão, voce pode usar sobras de outras verduras
http://www.culinaria-receitas.com.br/ovos/fritada-de-almeirao.html

Salada de almeirão


Salada de almeirão com cebola, temperado com molho de Fondor, vinagre, azeite salsa e cebolinha.
Ingredientes
· 1 pé de almeirão
· 1 cebola , cortada em rodelas finas
Molho
· meia colher (sopa) de Fondor Maggi
· meia xícara (chá) de vinagre
· 4 colheres (sopa) de azeite
· 2 colheres (sopa) de salsa picada
· 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
· 1 colher e meia (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo
Lave bem as folhas de almeirão e arrume-as em uma saladeira. Espalhe as rodelas de cebola

Cebola
A cebola é o ingrediente para tempero mais popular do mundo, sendo uma das três hortaliças mais importantes, ao lado do tomate e da batata.É cultivada e usada na alimentação desde os tempos pré-históricos. Há registros que mencionam o alimento no Egito antigo, no ano 3200 a.C, que também aparece constantemente em pinturas de tumbas, inscrições e documentos daquele tempo.
[Saiba mais]
e reserve. À parte, misture todos os ingredientes do molho. Regue a salada com o molho e sirva a seguir.
Sobre a receita
Rendimento: 4 porções
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/salada_de_almeirao.aspx

Salada de almeirão

Coloque as folhas de almeirão em um prato de sobremesa e tempere com o azeite, o limão e o sal. Sirva a seguir.

Rendimento: 3 porções
8 folha(s) de alface crespa8 folha(s) de alface roxa8 folha(s) de almeirão3 xícara(s) (chá) de agrião1/2 xícara(s) (chá) de suco de limãoquanto baste de sal

Lave todas as verduras. Misture o suco de limão com o sal. Coloque as verduras em uma travessa. Acrescente o tempero no momento de servir.
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-salada-de-almeirao.html?codigo=353


Ingredientes:
1 molho de almeirão
200g de alho picado em cubinhos e frito
150g de salaminho fatiado em tiras
Modo de Preparo:
Lavar e cortar o almeirão em Juliana (tiras finas)
Fritar o alho no óleo até dourar
Escorrer e deixar esfriar.
Colocar o almeirão em uma travessa de forma que não fique amassado
Jogar o alho por cima, decorar com o salaminho em volta e servir.
http://www.clickgratis.com.br/receita/saladas/salada_de_almeirao-10598.html

Um comentário:

Adriana Resende disse...

Bem Anna,

adoro almeirão, principalmente por causa do amarguinho... O único cuidado que tomo é de não deixá-lo muito tempo ao fogo...aqueço o azeite/óleo, coloco o tempero, deixo e em seguida coloco o almeirão e desligo o fogo, misturo tudo e abafo com a tampa da panela... (não fica muito amargo)
E adoro em salada crua, acompanhado de tomates.

Abraços e bom final de semana.