sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Catalônia

Tentei fazer, mas achei muito amarga, alguém teria alguma dica para ficar gostosa?

As receitas a seguir achei na internet.

Catalônia Com sabor amargo, ela apresenta sempre folhas de tom verde-azulado, compridas e finas, lisas e brilhantes, de talos brancos e grossos que vão até a ponta da folha. Não devem ter manchas nem marcas de insetos.

Fica deliciosa, refogada com azeite e alho. Compre sempre muito verde, sem folhas estragadas. Ela dá bastante trabalho para ser lavada, quanto mais fresca, mais fácil será higienizá-la.


Catalonia refogada

Rendimento :4 porções

Ingredientes



1 maço de catalonia
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
2 tomates sem pele
sal a gosto




Preparo (Geral) Lave bem as folhas de catalonia, corte-as em quatro partes.


Leve para cozinhar com água e sal em uma panela de pressão por 10 minutos. Depois de cozida escorra a água e reserve. Em uma panela frite no óleo, o alho, a cebola e o tomate, e depois de frito acrescente a catalonia já cozida e deixe refogar por uns 5 minutos ou até os tomates se desmancharem. Sirva quente.




Dicas A catalonia de folha mais fininha é mais nova, sendo mais nova mais gostosa ela fica.




Torta de catalônia (está receita não é tão light, mas serve como idéia)


Rendimento: 8 porções


Calorias: 330 por porção
Ingredientes




· 2 maços de catalônia
· 100 g de bacon picado·
Sal e
pimenta vermelha picada a gosto
· 300 g de ricota
· 500 g de massa folhada para torta



Modo de preparo
Aqueça o forno a 200ºC. Lave bem as folhas de catalônia e afervente em água com sal. Escorra, esprema para retirar o excesso de água e pique grosseiramente. Em uma frigideira doure o bacon, junte a catalônia, tempere com o sal e a pimenta. Refogue até ficar macia.Deixe esfriar e junte a ricota. Mexa bem.


Abra a massa na espessura de 3 cm. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 26 cm de diâmetro. Ponha o recheio e decore com tirinhas de massa. Leve ao forno por 50 minutos ou até dourar.


Dica: A catalônia é uma verdura amarga. Se preferir, substitua por escarola ou espinafre. http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/torta-catalonia-394993.shtml http://bbel.uol.com.br/conteudo/hortalicas_de_folhas/hortalicas_de_folhas.aspx tem aí varias verduras.

Nenhum comentário: