segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TOMATE



Derivados de tomate


Antes de comprar entenda a diferença que eles apresentam Molho, extrato e polpa de tomate têm uso e sabor variado, saiba escolher
Já pensou na diferença que o extrato, a polpa ou o molho podem fazer pelo seu prato?

Muita gente nem se liga nisso, mas esse pequeno detalhe pode fazer muita diferença no gosto final da sua receita.

Para te ajudar a entender melhor como usar esses três diferentes estilos de derivados de tomates, conversamos com a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella, que nos ofereceu dicas imperdíveis para te ajudar a escolher a melhor opção e deixar suas receitas ainda mais completas e gostosas.

Polpa de Tomate De acordo com a nutricionista do MinhaVida, a polpa possui um nível médio de concentração, não contém conservantes e apresenta basicamente açúcar e sal na sua formulação. A polpa, também conhecida como purê de tomate, não apresenta sementes ou pele, além de ser o mais flexível ingrediente dentre os atomatados. É uma ótima opção para quem não abre mão de fazer seu próprio tempero.

Extrato de Tomate É o mais concentrado dos derivados de tomate e também é desenvolvido com açúcar, sal e com a própria polpa de tomate. É perfeito para o preparo de molhos caseiros com pedaços de tomate ou para a aplicação em receitas que levam grande quantidade dessa fruta. Ele também pode ser usado para dar mais cor e sabor para diversos pratos.

Molho de Tomate É perfeito para quem deseja economizar tempo na cozinha, normalmente são apresentados prontos para o consumo e não necessitam de diluição. È elaborado com a polpa de tomate concentrada e pode tanto ser peneirada quanto apresentar pequenos pedaços de tomate.


Sua base, diferente dos outros derivados, apresenta óleo, cebola, salsa e alho, tudo isso para oferecer ainda mais sabor para as receitas. Também não apresenta conservantes.


Os enlatados A lenda de que os enlatados podem oferecer problemas para a saúde está cada vez mais esquecida, mas ainda existem pessoas que se preocupam com isso. A nutricionista chefe do MinhaVida acaba com esse medo Os alimentos enlatados não oferecem perigo à saúde.


Entretanto, pessoas que apresentam alergia a algum componente dessa forma de conservação devem ficar de olho no rótulo para verificar se um alimento específico não irá desencadear uma reação alérgica. Além disso, alguns enlatados podem ser ricos em sódio. Pessoas com histórico de pressão alta devem ficar atentas com as informações contidas nos rótulos

Rico em manganês, tomate ajuda na luta contra a osteoporose


Quer aprender uma fórmula quase mágica, e deliciosa, para fortalecer os ossos e ficar longe da terrível osteoporose - fantasma que assusta muitas mulheres na menopausa? Abuse do tomate para preparar seus pratos. Rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo e manganês (participante importante na formação dos ossos), ele cai bem em qualquer tipo de molho.


Para provar o gostinho de saúde que o fruto oferece, o restaurante Josephine Bistrô (freqüentado por celebridades como Daniela Cicarelli, Betty Faria, Fafá de Belém e Fausto Silva) disponibilizou segredos de seu cardápio, especialmente ao Minha Vida. Confira, a seguir, uma receita de salada acompanhada de um molho quente, um apetitoso molho para ravióli e um risoto de tomate.


Salada Hortência
Ingredientes


- Folhas verdes à vontade (alfaces, rúcula, agrião) - 200 g de palmito - 100 g de peito de peru
- 30 g de uvas passas - 20 g de croûtons - 10 tomates cereja - Molho branco quente para temperar
Ingredientes para o molho


- Meia cebola ralada - 2 colheres de sopa de manteiga - 2 colheres de sopa cream cheese - 2 colheres de sopa de parmesão ralado - Meio litro de leite - 1 colher de sopa de farinha de trigo - Noz moscada ralada a gosto
Modo de preparo


Refogue a cebola na manteiga, acrescente a farinha e deixe dourar um pouco. Acrescente o leite, o cream cheese, o parmesão e mexa. Depois, coloque a noz moscada.


Espere esfriar um pouco e sirva por cima da salada.
Rendimento: 20 colheres (sopa) Valor Nutricional (por porção - 1 colher de sopa) Calorias: 49 calorias Carboidratos: 2,3 g Proteínas: 1,7 g Gorduras: 3,6 g




Molho para o Ravióli
Ingredientes


- 5 tomates sem pele e sem casca picados - 50 ml de azeite- 1 dente de alho picado - Orégano, sal e açúcar a gosto - Folhas de manjericão a gosto
Modo de Preparo


Refogue o alho no azeite e acrescente os tomates. Depois, coloque o orégano, o sal, o manjericão e o açúcar a gosto. Deixe cozinhar até dar o ponto de molho.
Rendimento: 5 porções
Valor Nutricional (por porção) Calorias: 115 calorias Carboidratos: 5 g Proteínas: 0,9 g Gorduras: 10,2 g



Risoto de Tomate
Ingredientes


- Meia cebola ralada - 4 colheres de sopa de manteiga - 300 ml de caldo de caldo de legumes (cenoura, alho poro, salsão e salsinha) - 400 g de arroz arbóreo - 4 colheres de sopa de parmesão ralado- ½ kg de tomate cereja - 200ml de vinho branco seco
Modo de Preparo


Refogue a cebola na manteiga até dourar e acrescente risoto. Refogue por 3 minutos e acrescente o vinho. Depois, coloque aos poucos o caldo de legumes até cozinhar. Acrescente o parmesão e o tomate.
Rendimento: 4 porções
Valor Nutricional (por porção) Calorias: 386 calorias Carboidratos: 31,4 g Proteínas: 9,4 g Gorduras: 21,8 g


Tomates são divididos em diferentes grupos



A divisão em grupos caracteriza os cultivares (tipos) de tomates. O tomate pode ser dividido em quatro grupos: formato, coloração, durabilidade e apresentação.



Grupo de Formato


Os frutos de tomate podem ser identificados, primeiramente, pelo formato, o qual pode estar relacionado a sua finalidade de uso. Nos últimos anos tem aumentado em muito a diversidade dos produtos oferecidos, sendo ainda mais comuns os formatos oblongo e redondo.


Tradicional na culinária para uso em saladas e molho Oblongo
Santa Cruz


Saladas e lanches Redondo
Caqui

Saladas Redondo


Saladete



Além de poder ser consumido em molhos, também utilizado para saladas.
Italiano
Oblongo, tipicamente alongado


Utilizados juntamente com aperitivos, saladas, etc Cereja Redondo ou oblongo com tamanho reduzido



Grupo de Coloração



Normalmente os consumidores relacionam tomates com a coloração vermelha, mas com o aparecimento de novos cultivares (tipos) de tomates, hoje existe a disposição dos consumidores um grupo de coloração de tomates, que é determinada pela cor final ou do fruto maduro, enquadrando nas seguintes colorações:






Vermelho




Rosado






Laranja



Amarelo


ATENÇÃO: Os tomates de coloração laranja e amarelo não são comuns no Brasil. Tomates vermelhos quando submetidos a altas temperaturas podem demonstrar coloração amarelada, característica encontrada facilmente nos meses mais quentes do ano, principalmente no Norte e Nordeste.



Grupo de Durabilidade



Está relacionada a durabilidade do tomate depois de colhido, ou seja, a vida pós-colheita ou vida útil do produto em condições normais de conservação.· Longa vida: Esta é uma denominação utilizada para os tomates de cultivares que possuem uma vida pós-colheita mais prolongada, permanecendo firmes por um período maior de tempo. Muitas vezes é utilizado para transporte em longas distâncias.· Normal: Os tomates que possuem esta característica tem menor vida útil, duram menos, mas, em geral, são mais saborosos que os tomates longa vida.




Normal



Penca (rácimo)




Grupo de Apresentação
O tomate poderá ser apresentado ao consumidor na forma normal ou em penca (rácimo), ou seja, na forma em que é colhido. A apresentação em penca é uma característica de alguns cultivares.




Tomate sweet


O problema é que nem sempre é fácil encontrá-las no supermercado e quando se acha é apenas na versão importada e, consequentemente, cara .



O sweet grape que, como o próprio nome diz, é bem docinho e saboroso.

Tomate Sweet Grape

Este tomate vem sendo muito plantado no mundo todo, com excelente aceitação pelos consumidores.

Os frutos pesam em média 20 gramas e possuem formato alongado.

O diferencial com relação aos outros tomates é o seu ótimo sabor, o que é possível graças ao elevado grau brix, que é o teor de açúcar contido no fruto.

O fruto pode ser consumido em saladas de folhas verdes, com legumes ou até mesmo em pratos mais elaborados onde o Sweet Grape realça o sabor dos pratos em função da sua qualidade. Fonte: Chácara Bertolin

Nenhum comentário: