quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Será que o estresse realmente engorda?

A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam dizer que são dois os fatores que levam às pessoas a ganharem peso: Comer muito e se alimentar de forma errada.

De alguns anos para cá, no entanto, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que pessoas que sofrem de stress, angústia, ansiedade e depressão ganham peso mais facilmente.

Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de stress, são estimuladas a produzirem alguns hormônios, entre eles o cortisol.
Há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que a quantidade desse hormônio está aumentando em pessoas que têm alterações emocionais.
O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso devido ao stress tendem a acumular gordura na região abdominal, aumentando as chances de desencadear doenças como o diabetes, a pressão alta, infarto e derrame.
Além do cortisol, sabe-se que a serotonina, outro neurotransmissor -
mensageiro que ativa o cérebro, também influência o comportamento alimentar.
Quando encontrada em níveis baixos no cérebro, pode causar sintomas de tristeza e depressão, sem contar que aumenta a compulsão pela comida, principalmente de carboidratos.
Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, apresentam níveis baixos de seretonina durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras.

Mas o que fazer para evitar doenças como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade que, assim como o estresse, também podem ser conseqüência da vida moderna e do fenômeno de globalização?

Em primeiro lugar é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir numa atividade física regular, pelo menos três vezes por semana.

O exercício ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina do organismo. Técnicas como a ioga e meditação ajudam a baixar e até mesmo controlar o stress, melhorando a nossa qualidade de vida.

Dormir bem também é fundamental, bem como procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos.
Para os casos mais graves, hoje já existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento. Porém, eles só devem ser ingeridos mediante prescrição e acompanhamento médico.
Fonte:Minha Vida

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi
Acredito que o stress engorda. Pelo menos a mim dá para isso mas tem de estar em conjunto com tristeza ou aborrecimentos. Quando é stress e muito trabalho que me está a correr bem tem tendência para não comer.
O meu selo encontra-se nas mais novidades. Salvas a imagem e colocas onde quiseres. Se não consguires assim avisa que eu arranjo outra forma =)
Beijos grandes e bom resto de semana

Unknown disse...

Amiga Anna, para mudar mesmo tudo tinha de fazer um blog todo novo, como já colocou muitas coisas, se eu mexesse acabaria por apagá-las.
Como acho que não está mal pois um blog é um conjunto de coisas que vamos adicionando, acho que não ficou mal.
Qualquer coisa que não goste diga que eu retiro.
Beijo
Manuela