quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aceto Balsâmico




Saiba com quais temperos harmonizar o aceto balsâmico.

O aceto balsâmico é o aristocrata dos vinagres. Feito da fermentação de um tipo específico de uvas, a trebiano, cultivada somente na região de Modena, Norte da Itália.

Esse vinagre é diferente dos outros vinagres comuns porque não existe o processo de fermentação nos primeiros estágios da sua fabricação. Desta forma o seu conteúdo de açúcar se mantém intacto.
O seu sabor é menos ácido, variando entre o doce e o azedo.

Os acetos mais envelhecidos são mais doces e possuem consistência de xarope, podendo ser utilizados em sobremesas, com frutas (morangos, por exemplo) e sorvetes.

Os acetos são classificados conforme o tempo de maturação:

Jovens: A produção de um Aceto Júnior leva de 8 a 10 anos. É ideal para saladas e molhos com mostarda, azeite, ervas finas e alcaparras.

Intermediário: Leva de 15 a 20 anos de envelhecimento. Adequado para ser servido com lascas de parmesão, frituras e para compor molhos com mel, mostarda e azeite.

Sênior: Envelhecido por mais de 25 anos , tem uma fragrância de musky, aveludado e com textura de um xarope. Este tipo de aceto pode ser servido no lugar do licor e também para acompanhar morangos e sorvete de baunilha. Também usado para finalizações de carnes brancas e vermelhas.

Usando o aceto balsâmico é possível trazer novos sabores para uma simples salada ou mesmo criar requintados e surpreendentes pratos com carnes e aves.

Nenhum comentário: