terça-feira, 21 de abril de 2009

Temperos - Cerefólio

Utilizar temperos na alimentação , faz com que fique bem mais gostoso, vou postar alguns temperos:
Cerefólio
Nome científico: Anthriscus cerefolium (L.) Hoffm.
Outros nomes: Alecrim, alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino

Outros idiomas:
Francês - Cerfeuil
Italiano - Cerfoglio
Espanhol - Castillan
Inglês - ChervilAlemão - Französische Petersilie
Hebreu - Tamcha


Condimento muito conhecido e utilizado na culinária francesa, onde é tão comum quanto a nossa salsa, o cerefólio, entretanto não é muito difundido no Brasil.

Para os franceses ele é considerado indispensável na culinária do dia-a-dia. E, na verdade, o cerefólio se parece muito com a salsa e pode até ser confundido com ela se a pessoa se atentar somente para o formato das folhas e se esquecer de pegar algumas folhinhas e sentir os aromas.

O cerefólio possui um sabor fresco, lembrando um pouco o anis.
Pode ser usado no frango, peixe, em vegetais refogados, incorporado na manteiga, saladas e ovos mexidos.
No entanto, deve-se ter o cuidado de juntar as folhas nos últimos momentos do cozimento para não perderem rapidamente o seu sabor e aroma.
Prefira sempre as folhas frescas às secas que são menos aromáticas.
Pode-se usar o cerefólio onde normalmente se usa a salsa, ou seja, em praticamente qualquer prato.

Pode-se, também, preparar um delicioso vinagre aromatizado deixando alguns ramos de cerefólio fresco macerando em um vinagre de vinho branco. A erva irá adicionar um flavor agradável e suave ao seu prato.

Origem
Originário do Oriente Médio, Sul da Rússia e do Cáucaso, o cerefólio era conhecido pelos gregos antigos pelos seus usos culinários.

Os romanos a usavam muito e difundiram o seu uso na Europa, principalmente na França e Inglaterra. Na Idade Média seus poderes medicinais já eram reconhecidos pela Escola de Salerno.

Características da Planta
Da família das Apiaceae, o cerefólio é uma planta herbácea de pequeno porte (de 20 a 50cm de altura), haste com pelugem, folhas verde-claras, flores pequenas e brancas formando uma inflorescência tipo umbela (guarda-chuva), e sementes longas e finas. Seu ciclo é anual - isto é, tem de ser semeada todo ano, pois em alguns meses a semente germina, cresce, floresce, frutifica e morre.

Para seu cultivo, prefere locais de temperatura amena. Parece gostar de sol com um pouco de tempo nublado. Já quanto ao solo, prefere solos drenados e férteis. A aplicação de estercos curtidos favorece bastante a cultura.A propagação é feita por sementes, e devem ser semeadas com freqüência para ter sempre folhas novas e aromáticas. Semeia-se em terreno definitivo, não suportando o transplante. A colheita se dá a partir da 6 a 8 semana da semeadura. Colha o cerefólio, cortando os talos maiores na base; isto favorecerá o aparecimento de novas folhas. Utiliza-se principalmente as folhas, mas pode-se utilizar as flores também.

Na Europa, já por muitos anos, o cerefólio é usado como medicamento, possuindo uma ação diurética, expectorante, estimulante, combate eczemas e desordens digestivas. Cru ou em infusão (chás) estimula a digestão e alivia problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão circulatória.

Nenhum comentário: