quarta-feira, 1 de abril de 2009

Exercícios Físicos Turbinam a Memória


Idosos ativos possuem o hipocampo maior, região do cérebro vital para a memorização

Quando se fala no hipocampo, uma área do cérebro vital para certos tipos de memória, parece que tamanho é documento. Estudos conduzidos conjuntamente entre as Universidades de Illinois e Pittsburgh, mostraram que idosos praticantes de atividade física possuem hipocampos maiores, e em conseqüência, maior memória espacial.

O hipocampo é essencial para formação da memória e se for removido, a pessoa perde a habilidade de guardar novas lembranças. Localizado no lobo temporal médio do cérebro, é também peça-chave para navegação espacial. Já havia sido constatado que algumas atividades poderiam afetar seu tamanho. Estudos ingleses mostraram que essa área era maior em motoristas de táxi experientes do que em outros profissionais, enquanto pesquisas alemãs provaram que ele aumentava em estudantes em época de exame.

O que se sabe também é que o hipocampo diminui seu tamanho conforme a idade vai avançando, o que coincide com a perda de algumas habilidades cognitivas. Os estudos mediram a capacidade cardiorrespiratória de 165 adultos entre 59 e 81 anos de idade, e também mediram o hipocampo através de ressonância magnética e aplicaram testes de raciocínio. Como resultado, os pesquisadores encontraram uma significativa correlação entre a condição física de cada pessoa com sua performance nos testes e ainda entre fitness e tamanho do hipocampo.

Os pesquisadores comemoraram o fato de a pesquisa mostrar que o tipo de vida que você leva vai influenciar em muito o envelhecimento de seu cérebro. Além disso, a perda de memória espacial é um dos grandes motivos pelos quais idosos perdem sua independência e estando em forma, melhor serão seus dias. O estudo foi publicado na última edição da revista especializada Hippocampus.

3 comentários:

Grazy disse...

Menina, quanta coisa boa aqui no seu blog. Amei e voltarei sempre. Andei um pouco sumida, mas tô tentando novamente uma dieta. Agora, lendo sobre a dieta dissociada, vou tentar. Só não consigo é malhar, menina...rs

Anakoelho disse...

Oi xará!!!!
Adoro esse seu blog menina!
Parabéns!

Nani disse...

Exercícios só fazem bem á saúde, dicas maravilhosas, bjs.