quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Senhoras esbanjam beleza em calendário

Essa matéria tem haver comigo.



Enquanto modelos de 20 anos sobem à passarela no grande evento de moda, o Fashion Rio, na capital carioca, belas senhoras comemoram hoje, o lançamento de Garotas do Calendário, na livraria Leitura, em São Paulo, promovido pelo Centro Empresarial de Valorização da Terceira Idade (Cevati).



A diferença é que em vez de valorizar corpos enxutos e rostinhos de bebê, o calendário de 2009 (janeiro de 2009 a janeiro de 2010) traz em suas páginas fotos de 13 mulheres, entre 53 e 79 anos, que retratam a beleza da terceira idade, sem medo de evidenciar rugas ou quilinhos a mais.



O tema desse ano é Mulheres da Maturidade no Circo. A idéia da entidade, que oferece cursos para pessoas nessa faixa etária, de informática, dança de salão, culinária, manequim etc, é incluir a mulher mais velha à sociedade. "Eu acho importante resgatar a imagem da mulher que sabe envelhecer com dignidade.


Hoje, as mulheres de 50 anos vão à academia, usam BOTOX e não ficam só na cozinha ou fazendo crochê. É preciso mostrar que elas estão de volta e tem boa auto-estima", diz Veronika Carneiro, gerontóloga e diretora do Cevati, há 14 anos. Na seleção, 30 mulheres disputaram uma vaga no calendário.


Até Naiá, de 61 anos , participante dessa edição do BBB estava lá, mas não conseguiu ganhar um mês de 2009 para brilhar. A maioria delas conta que sempre sonhou em entrar para a carreira de modelo quando jovem. E lembram com alegria de ídolos como Clodovil e Denner, ícones da moda na época. Já na terceira edição, o calendário traz imagens de senhoras de pernas de fora e decotes sem cair na vulgaridade. Muitas mostram ter verdadeira vocação de modelo.


Para a estilista Marion Padilha, de 62 anos, que representa o mês de outubro, posar para o calendário mudou sua vida. "Um mês antes de me inscrever, sofri um infarto e fiquei quatro dias na UTI. Quando recebi a notícia que seria uma das fotografadas, renasci.


A gente não é mais mocinha, mas ainda estamos vivas e inteiras. Nossa beleza é verdadeira. Na foto é possível ver tudo o que somos", declara.


Tem modelo que usa até nome artístico. Maria Aparecida Pinto, 79 anos, que trabalha no Cevati, gosta de ser chamada por Marici e ilustra o último mês do ano. "Apesar da idade, me sinto radiante. A gente precisa se amar. Eu sou muito vaidosa. Só não pinto mais os olhos como antes por causa da catarata. Mas gosto de mim. Enterrei dois maridos porque não quiseram ouvir meus conselhos para cuidar da saúde", explica Marici.


O calendário será vendido na livraria onde acontece o lançamento, no valor de R$ 15, e a renda, revertida para o próprio Centro Empresarial de Valorização da Terceira Idade (Cevati). Mas para essas 13 mulheres, o melhor não é comprar um exemplar, e sim passar os olhos nas páginas do calendário e sentir orgulho do trabalho realizado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Passei por aquiamiga para te dar um grande beijo

Anna disse...

Obrigada Dani,estou tentando entrar no seu blog e não estou conseguindo?
beijos

Creuza Moura disse...

Oi Anna

Estive com este calendário na mão hoje. Por acaso seria você uma das "garotas" do calendário?

um beijo Querida