terça-feira, 13 de janeiro de 2009

PIZZA DE ABOBRINHA (A MASSA)




Lembrei de tirar a foto, já tinha comido quase a metade de tão gostoso que estava.

Eu fui adpatando a receita para uma pessoa, dividi por 3 a quantidade de ingredientes.



INGREDIENTES:


3 abobrinhas médias raladas (usei só 1 para mim)
2 C Chá de sal
1 ovo (usei um mesmo)
1 xícara de queijo parmesão ralado (usei 2 C S de ricota seca apimentada)
2 C S de farinha de trigo
1 colher de chá de orégano desidratado
1 cenoura ralada e temperada com sal e pimenta do reino moida - (acabei usando l cenoura pequena, mas usem 1/2)
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço e picadas ou comprem já fatiada. (Eu usei 2 azeitonas e cortei em fatias- para ficar mais light)
3 tomates sem pele e sem semente cortados em fatias
Orégano desidratado
Azeite a gosto (Eu não usei)
100 g de queijo muzzarela de búfala fatiada (Usei queijo branco light com 30 kcal , l fatia de 30g)
100 g de queijo mussarela light fatiada (Não usei)



MODO DE PREPARO:


Numa tigela coloque as abobrinhas raladas, tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos.

Num pano limpo, coloque as abobrinhas raladas e esprema até retirar todo o líquido (eu espremi só com a mão, com força, mas tem que ficar seca)

Transfira a abobrinha ralada e espremida para uma tigela e misture o ovo, queijo parmesão ralado, farinha de trigo e orégano desidratado.

Amasse bem com as mãos fazendo uma massa bem compacta.

Em uma forma de pizza virada de ponta cabeça e untada com azeite, (eu usei a pedra em que faço pizza). Coloque a massa e abra com o auxílio das mãos (ou as costas de uma colher) . Leve ao forno pré-aquecido a 250º por 15 mintos.

Com o auxílio de uma outra fôrma (untada com azeite) , vire a massa e leve ao forno novamente a 250ºC por 15 minutos para assar do outro lado.

Retire a pizza do forno, cubra com uma camada de cenoura ralada e tempere com sal e pimenta do reino moída, depois uma camada de azeitonas pretas sem caroço e picadas, distribua os tomates sem pele e sem sementes cortados em fatias, orégano desidratado e azeite a gosto (não usei).

Coloque mussarela de búfala fatiada e cubra com queijo mussarela light fatiada (usei só queijo branco light)
Leve novamente ao forno qauente, por mais 10 minutos.


Outra opção de cobertura:

Margarita:

1/2 x de molho de tomate

300 g de mussarela ou queijo light

rodelas de tomate

folhas de mangericão

se quiser coloque queijo parmesão ralado


Enfim use a criatividade para a cobertura.

2 comentários:

Creuza Moura disse...

Anna
Obrigadaço pelo mimo
mas o objetivo aqui ´´e falar da pizza de abobrinha
vc salvou a bendita de ir para o lixo , pois e mais um dos ingredientes que ´meu marido coloda no carrinho e eu nao sei fazer. é verdade que ela ia acabar em uma entediante sopa, mas agora meus problemas se acabram!!!! kkkk
vou testar e posto aqui se fez sucesso la em casa.
bjs

Erica disse...

Olá Anna gostei da receita de pizza de abobrinha, vou ver se faço na proxima vez que comprar abobrinha :)!

Obrigado pela indicaçao para os selinhos irei coloca-los.

BJs tenha uma ótima semana iluminada e cheia de alegria!