sexta-feira, 20 de março de 2009

Salada de arroz negro

ARROZ NEGRO





O arroz negro surgiu na China, há mais de 4 mil anos.
No Brasil, as pesquisas e cultivo tiveram início a partir de 1994. Trata-se de uma alternativa, além de saborosa, saudável.
Os grãos curtos e arredondados, quando comparados ao arroz integral, têm 20% a mais de proteínas, 30% mais fibras, menos gordura e menos colesterol.


Ingredientes para 4 pessoas

240 g de arroz negro
2 dentes de alho amassados
2 cebolas roxas pequenas
10 azeitonas verdes fatiadas
10 tomates secos picados
10 mini pepinos em conserva
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
sal a gosto


Modo de preparo:
Aqueça o azeite com alho, junte o arroz e coloque ½ litro de água. Cozinhe o arroz por cerca de 30 minutos. Resfrie sob água fria e coloque-o numa vasilha funda com 2 colheres de sopa de azeite.
Descasque as cebolas e corte-as em anéis bem finos. Corte os tomates seco.
Junte os tomates e as cebolas, os pepinos, e as azeitonas num recipiente, tempere com azeite e aceto balsamico e misture bem. Junte o arroz-negro e distribua sobre ele a salada de tomate seco para decorar. Guarneça com um pouco de pepinos e sirva frio.


Informações retiradas do site: saude.abril.uol.com.br

Já botou arroz preto no prato hoje? Não? Pois faça isso na sua próxima refeição -- habituando-se a ingeri-lo todos os dias.
Assim você nocauteia a balança sem pôr em risco a sua saúde.
Pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, revelou que essa variedade contém 20% mais proteína e 30% mais fibras do que a versão integral. As calorias são praticamente as mesmas – em 100 gramas, o preto traz 359 e o integral, 362.
E por que, então, o arroz preto ajudaria a enxugar as medidas? "Por causa das fibras", responde Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Quanto maior a quantidade delas, maior também a queima calórica. Claro, o organismo tem que trabalhar mais para processá-las. Em outras palavras, o metabolismo pisa no acelerador. “Sem contar que as fibras dão saciedade", acrescenta a especialista.
Ou seja, você acaba consumindo porções menores. Não custa lembrar que essas substâncias auxiliam o funcionamento do intestino e isso é fundamental para o emagrecimento.
E, como se fosse pouco, as fibras modulam a glicemia, a taxa de açúcar no sangue, evitando grandes descargas de insulina – o hormônio que é inimigo de um corpo enxuto –, e, conseqüentemente, o diabete. Por fim, para coroar tantos benefícios do arroz preto para a saúde, mais um dado: ele é quase 11 vezes mais rico em antioxidantes do que seu parente mais próximo, o integral.
Essas moléculas combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de doenças. Em suma, arroz preto no prato todo dia é garantia de organismo em equilíbrio e emagrecimento duradouro

Um comentário:

Sabrina disse...

Olá, Anna !!!
Parabéns pelo dia do blogueiro para vc também...
Bjs