sábado, 4 de abril de 2009

Pão de Tomate Seco



Testei a receita da ameixa seca do blog canelamoida.blogspot.com


Ingredientes:
100 g de manteiga, derretida, ligeiramente aquecida( não usei), mais um pouco para untar
225 g de farinha branca para pão, mais um pouco para polvilhar
1/2 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento seco (ou 15 g de fermento de padeiro diluído no leite)
3 colheres de sopa de leite, aquecido
2 ovos, batidos
50 g de tomates secos ao sol, escorridos e finamente picados (usei 100 gramas de tomate seco, desidratei e coloquei sem óleo )
leite, para pincelar

Preparação:

1. Unte ligeiramente com manteiga um tabuleiro de ir ao forno.

2. Peneire para uma tigela grande a farinha e o sal. Mexendo, adicione o fermento e depois deite a manteiga, o leite e os ovos batidos. Com a ponta dos dedos, misture tudo muito bem até formar uma massa.

3. Coloque a massa numa superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e amasse-a durante cerca de 5 minutos. Em alternativa, pode usar uma batedeira aplicando-lhe as pás para massa.

4. Coloque a massa numa tigela untada, cubra-a e deixe levedar num local quente durante cerca de 1h-1h30m, ou até ter dobrado de tamanho.

5. Amasse a massa durante 2-3 minutos para retomar a consistência e, continuando a amassar, acrescente-lhe os tomates secos ao sol, polvilhando a superfície com mais farinha, pois os tomates são oleosos (eu nem vou dizer nada acerca desta frase maravilhosa he he).

6. Divida a massa em 8 bolinhas do mesmo tamanho e coloque-as no tabuleiro previamente preparado. Cubra e deixe levedar durante cerca de 30 minutos ou até as bolinhas terem crescido.

7. Pincele as bolinhas com leite e leve ao forno previamente aquecido a 230ºC, durante cerca de 10-15 minutos ou até as bolinhas ficarem tostadas.

8. Coloque as bolinhas de tomate numa rede metálica e deixe-as arrefecer antes de servir.

Eu errei e coloquei os tomates secos antes do última batida da máquina, e assim ficou todo triturado na massa. Retirei e fiz as bolinhas para por no forno.
Ficou gostoso

2 comentários:

ameixa seca disse...

:)
Eu não usei a MFP para fazer este pão mas é boa ideia! Espero que tenhas gostado do resultado ;)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida, muito obrigada pelo carinho. Esta musica me deu uma paz! Adoro teu blog, bjos.