sexta-feira, 24 de abril de 2009

Temperos - Hortelã

Hortelã-pimenta

Nome científico: Mentha piperita

Outros nomes: Hortelã, hortelã-apimentada, hortelã-cheirosa, hortelã-comum, hortelã-de-horta, menta

Outros idiomas: Peppermint (inglês), menthe poivrée (francês), menta (espanhol), menta piperita (italiano), pfeffer-minze (alemão)

Características:Planta herbácea, de até 80 centímetros de altura.

As folhas são ovaladas e serrilhadas nas bordas e as flores são de cor violeta.
As folhas, flores e o óleo essencial são aproveitados na cozinha.

Efeitos medicinais:A hortelã-pimenta tem propriedades analgésica, anti-séptica, antiinflamatória, calmante, digestiva e expectorante.

Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .

Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas.

Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados.

Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis.
Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão - 3 gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos. Óleo medicinal
- Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens.

Utilização

Uso caseiro:
Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos. Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes.
A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados.
Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.

Uso mágico:
Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo.

Aromaterapia:
Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.
As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
Pode causar insônia se tomado antes de deitar.

Forma de venda:
Fresca ou desidratada ou em pó, embora a primeira tenha melhor aroma e sabor.

Como Conservar

Seca
- Guarde-a em vidros escuros, ao abrigo da luz, e não se esqueça de verificar o prazo de validade.
Fresca
- Lave-a e guarde-a em saquinhos na geladeira, por alguns dias.
Você também pode tê-la plantada em vasinhos.

Congelada
- Lave bem as folhas da hortelã e pique-a, coloque-as em formas de gelo com água, leve-as a congelar, retire-as da forma e guarde-as em saquinhos fechados, próprios para alimentos.

Histórico e Curiosidades
Segundo a mitologia grega, a esposa enciumada de um deus grego, amaldiçoou Mentha, uma de suas ninfas, transformando-a em hortelã.
Os árabes tinham esta erva como sagrada, por seu perfume marcante
Também era usada pelos árabes, nos banquetes, para regar as mesas e limpar o chão, a fim de estimular o apetite dos convidados.
As mulheres romanas, proibidas de beber vinho, cuja pena para tal seria a morte, mascavam hortelã com mel, para disfarçar o hálito.

Para Plantar:

Crescem bem em ambientes ensolarados, mas toleram bem um leve sombreado. No início da primavera, renove a terra dos vasos e aproveite para desfazer o emaranhado das raízes e podá-las, se for necessário. Esta época é boa também para se fazerem novas mudas, através de estacas de galhos.

Receitas:http://correiogourmand.com.br/receitas_doces.htm

3 comentários:

Blog - util.necessario - Ana disse...

Bom dia!
Passei aqui e fiz a "continha" de massa corporal. Marquei ontem mesmo um endocrino e começo um regime para valer. Eu moro em Brasília, mas em Campinas tem o blog da Cláudia Casella e dá dicas de jardim(ela é paisagista) e dicas de Campinas. Esta semana está tendo a feira do livro, teve Campinas decor, como casa cor, e ela já fez os jardins da "Catedral do shopp" muito lindo.
Dê uma navegada e curta Campinas!!!
Blog da Cláudia:http://www.claudiacasella.blog.br/
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Anan disse...

Bom dia! Quanto a maquina de etiquetar eu comprei em uma papelaria, mas aqui onde moro so tem uma que vende. Se quiser olho o preco e te mando. Meu e-mail e util.necessario@gmail.com
Descupe-me a falta de acento, mas este teclado nao tem!
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Neneli disse...

Olá!!
Passei para presentea-la!!
Tem um selo te aguardando no meu blog..pela sua dedicação com o seu trabalho virtual..Parabéns!!
abç
Neneli