sexta-feira, 22 de maio de 2009

Alimentação - Será verdade???

Abuse dos queijos para derreter a barriga
Eles ficam uma delícia acompanhando massas, tornam qualquer sanduíche irresistível e ainda podem servir de base para receitas doces arrasadoras. Até sozinho, um bom queijo é capaz de aguçar o paladar e provocar intensos delírios gastronômicos. O melhor de tudo? Eles ainda ajudam a derreter seus pneuzinhos.

Pesquisadores do Departamento de Nutrição da Universidade do Tennessee (Estados Unidos) descobriram que os queijos, assim como os laticínios em geral, aceleram o metabolismo. Ou seja, graças a eles você emagrece duas vezes mais rápido do que alguém que resolveu cortar o petisco do cardápio.

Por enquanto, o cálcio assina o milagre. Mas ele não está sozinho nessa tarefa. Os estudiosos compararam dois grupos de voluntários e descobriram que apenas tomando cápsulas do mineral você emagrece menos do que saboreando um bom bocado à base de leite.

Uma fatia ou uma colher de sobremesa valem por uma porção - quatro delas são a quantidade diária indicada para quem está em busca de um regime a jato. Só tome cuidado: o parmesão é líder absoluto em quantidade de cálcio. Mas essa variedade também é bastante calórica e salgada, um perigo para quem sofre de pressão alta.

Para eliminar de vez a sua culpa (e as dúvidas, também), pedimos à nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, uma tabela com as características dos principais tipos, brancos e amarelos.
Vale prestar atenção na quantidade de calorias e gorduras saturadas (aquelas que entopem as artérias quando consumidas em excesso).
Nas duas categorias, o cheddar lidera o ranking.
No final, você ainda confere várias imperdíveis à base de queijo, todas com as devidas calorias indicadas - porque fazer regime pode ser, sim, muito gostoso.
Os campeões em:
Tipo de queijo
Muitas Calorias Cheddar
Mais Proteínas Parmesão
Mais gorduras totais Cheddar
Mais gorduras saturadas Cheddar
Mais Cálcio Parmesão
Mais Sódio Gorgonzola

Os campeões em:
Poucas Calorias Cottage
Menos gorduras totais Cottage
Menos gorduras saturadas Cottage
Menos Sódio Ricota
Confira, a seguir, receitas à base dos mais diferentes tipos de queijo, oferecidas pela nutricionista Roseli Rossi.

4 comentários:

Anakoelho disse...

Oi Ana!
M.to interessante isso,se for verdade...,é por isso q. amo queijos!
Ótimo fim de semana p/ vc.
Parabéns pela postagem!
T++++!!!


Ana.

Ricardo disse...

Se isso é verdade queijo "here i come" pois preciso de perder uns kilitos mais... great posting :) xx jinhos

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde Anna!!
Ai se for verdade estou salva!!!
Sou neta de mineiro de carteirinha e rolo atrás de um queijo... risos
Beijos

Eu Mulher disse...

Eu comi tanto queijo em uma dieta que eu fiz que realmente concordo com o que você fala.


Muitos beijos