quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Linhaça


Na busca por uma alimentação saudável, a linhaça assume um papel de destaque. A semente pode tornar qualquer tipo de alimento mais nutritivo - como suco de frutas, salada, iogurte etc - sem interferir no sabor. Rica em ômega-3 e fibras, atua como um regulador intestinal e tem efeitos protetores para o coração e a imunidade. Mas, para tirar melhor proveito desse alimento, os especialistas recomendam seguir alguns cuidados.O primeiro deles é na hora da escolha do produto. Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. Importada de países de clima frio, a dourada oferece menos risco de contaminação porque seu cultivo é feito sem uso de agrotóxicos. Mas isso a torna também mais cara: chega ao mercado pelo triplo do preço da marrom, produzida no país. Segundo a nutricionista do Hospital Moinhos de Vento Helena Luiza Manteufel Royer, há suspeitas de que alguns tipos de linhaça marrom estão contaminadas com cádmio, por causa do uso de defensivos agrícolas. Tostar a linhaça no forno antes de consumi-la pode ser útil apenas para acabar com os fungos - que têm preferência por grãos integrais - , mas não elimina a contaminação. - Caso a pessoa queira comprar a marrom, recomendo escolher aquelas que vêm embaladas, pois demonstra cuidado na produção. Mas o ideal é consumir a dourada, que oferece menos risco - explica.Para usar a linhaça na alimentação, triture-a no liqüidificador até transformá-la em pó. Esse processo torna possível a absorção pelo organismo do ômega-3. Conforme Helena, a semente inteira só é útil como regulador intestinal, devido à presença de fibras. Triturada, seu potencial nutritivo é completo. Outra dica importante é a conservação do produto. A nutricionista e professora de técnica dietética da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Isabel Kasper Machado recomenda guardar o pó da linhaça em um recipiente fechado na geladeira. Quando exposta à luz e ao calor, a semente perde propriedades, fica rançosa e pode ter o sabor alterado. Depois de triturada, conserve na geladeira por, no máximo, três dias.
Fonte

Como deve ser ingerida

Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantêm o mesmo potencial funcional. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.

Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida, podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Depois de moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras.

A utilização da semente de linhaça pode ocorrer de diferentes formas. Pode ser utilizada no complemento de inúmeras preparações: pães, bolos, biscoitos, cereais e bebidas, e até adicionadas a sucos, saladas, sobremesas, iogurtes e sopas.



Qual a diferença entre farinha de linhaça dourada e escura?


Ambas as farinhas são tostadas e possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto a linhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas. No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.


A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.

Lenda” das sementes marrons
Em abundância no Brasil, as sementes de cor marrom já foram acusadas de maior toxicidade e menor funcionalidade nutricional. Isso ocorre talvez por serem menos estudadas que as douradas, variedade que é consumida e pesquisada há mais tempo pelos maiores produtores mundiais do hemisfério norte.Então, é importante acabar com essa “lenda”: a linhaça marrom e dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com discreta vantagem para a variedade marrom quanto ao teor de ômega-3.As diferenças entre ambas são mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo.

Melhor que consumir as cápsulas de óleo isolado de linhaça, é consumir a semente deixada de molho e triturada na hora, a semente germinada ou seu broto, pois os seus nutrientes juntos são mais poderosos que suas frações isoladas.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Anna!
sou da lista FLYMigas e vi teu link numa msg tua. estou linkando vc no meu blog sobre emagrecimento, tá?! se quiser me linkar aqui tb, agradeço :-)
[ ]´s !