segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sucos desintoxicantes previnem doenças e acabam com intestino preguiçoso



Fazer uma alimentação inadequada acompanhada do sedentarismo bem como do estresse pode provocar inúmeros distúrbios no organismo, principalmente problemas gastrintestinais, que dificultam o processo digestivo.
Reverter esse quadro nem sempre é tarefa difícil. Mas poucos conhecem as alternativas naturais para eliminar as toxinas do corpo. É nessa hora que entram em cena os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas ou vegetais frescos.
De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a prevenir doenças e auxiliar na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde.
"Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal, o que reforça o processo de eliminação de toxinas".



Mas a especialista alerta: quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar", completa.

Aos sucos desintoxicantes pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (aveia), condimentos e especiarias (canela, gengibre e orégano), além de energéticos (pó de guaraná e ginseng), dependendo de qual é o problema no organismo.

Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, a nutróloga ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Segundo Tamara, algumas vezes é interessante passar a metade do dia somente com sucos, porém isso deve ser feito sob supervisão médica.

Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratante, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo.





Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções:





Suco diurético - melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. 1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias) 1 talo de aipo com as folhas Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.





Suco pós-ressaca - excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora. ½ repolho verde de tamanho pequeno 1 limão previamente espremido e sem as sementes 1 talo de aipo com as folhas 1 colher de sopa de folhas frescas de coentro ½ colher de chá de curcuma Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.
Fonte





Suco para pele firme - é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição½ limão 1 xíc. (chá) de uva rosada com casca 2 maçãs verdes com casca e sem sementes 1 xíc. (chá) de água mineral Adoçante (opcional) Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador





Suco da beleza total - a cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A , estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.2 cenouras cruas picadas ½ maçã com a casca e sem sementes 1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado 1 fatia de gengibre sem casca 1 punhado de salsa 1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro) Adoçante (opcional).Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe.

Um comentário:

Cucchiaio pieno disse...

Oi Anna, que pena que nao consegui falar comigo! Muita gente reclamou do telefone ocupado, pode ser que nao conseguiu falar no celular da minha mae pois poderiamos estar na fazenda e la' nao pega (snif, snif, snif...). Mas o importante é a intençao, nao é mesmo?! Obrigada igualmente amiga.
Um abraço bem apertado e até a proxima 3a.
Léia