domingo, 8 de novembro de 2009

Como Escolher Flores Comestíveis



capuchinho

amor perfeito

Com a chegada da primavera, nada melhor do que aprender um pouco mais sobre as possibilidades de receitas feitas com flores comestíveis. De acordo com o consultor gastronômico Marcelo Jacobi, não são todas as espécies que podem ser ingeridas.

Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma.

Exemplos disso:

São as violetas africanas e os lírios.

Como flores comestíveis :

temos os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, o amor-perfeito, as tulipas, girassol e prímulas.

Flores usadas normalmente em ornamentações, quando se tornam ingredientes de receitas, devem ser orgânicas e cultivadas com adubo livre de qualquer componente químico.


‘’Até a água usada para regar as flores deve ser filtrada’’, diz. As flores comestíveis, de acordo com o consultor, devem ser adquiridas em lojas, produtores e supermercados especializados em produtos culinários.

Entre as combinações de pratos e flores sugeridas pelo especialista estão o amor-perfeito, usado em sobremesas, a flor da capuchinha, usada em saladas, rosas para geléias, risotos, sorvetes e saladas e a flor de abobrinha, que pode ser frita com uma massa igual à da panqueca salgada, com um pouco de vinho branco, ou recheada.

‘’O aroma das flores tem influência significativa no perfume do prato. Esses aromas somados aos temperos dão um perfume único ao prato’’, afirma. Veja o que ele diz sobre os sabores e aromas das flores.

Amor-perfeito: as pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa tem um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.

Calêndulas: de sabor ligeiramente amargo. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também usada como corante culinário.

Girassol: apenas as pétalas do girassol são comestíveis. Elas têm um sabor agridoce.

Petúnia: as pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição.

Prímulas: as pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.

Violetas: as pétalas das violetas têm um sabor doce e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açúcar.

Receitas




Salada light de flores

- 1 folha de alface mimosa roxa - 1 folha de alface americana
- 4 folhas de radiccio di Verona (uma variedade de chicória) - 1 unidade de manga - 6 unidades de morango - 6 pétalas de amor-perfeito


Vinagrete de maracujá - 100 ml de óleo de oliva - 50 ml de suco de maracujá- 30 ml de água - 1 colher (café) de sal - 1 colher (café) de pimenta

Modo de Fazer
Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize o radiccio nas laterais do prato, dispondo todas as folhas, uma ao lado da outra, de modo a formar uma estrela. Corte a manga em dados. Corte os morangos em pedaços. Organize os dados de manga e morangos, espalhando-os sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito.
Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.


Salada feita com flores comestíveis
Fonte:
Ingredientes
6 folhas de Alface roxa
6 folhas de alface crespa
6 folhas de alface lisa
6 folhas de alface romana
4 folhas de alface frisée
6 folhas de rúcula
3 rodelas de tomate caqui
6 rodelas de palmito, cortado em Juliana
8 rodelas de erva-doce, cortada fina
3 endívia amarelas
15 croutons
4 flores comestíveis
50 g de vinagre branco
70 g de azeite de oliva extravirgem
10 g de ervas finas
gotas de limão a gosto
sal a gosto

Preparo
Em uma tigela, bata com uma espátula o vinagre branco, o azeite, as ervas finas, o limão e tempere com sal. Em seguida, em um prato gelado, coloque a mistura de molho, as rodelas de tomate caqui nas pontas do prato, alface roxa, alface crespa. Intercale as barcas de endívia, alface lisa, alface romana, as folhas de rúcula, alface frisée, as tiras de erva-doce e rodelas de palmito.
Finalize com pétalas de flores comestíveis e os croutons.
Entre uma alface e outra, coloque o molho.

Flores comestíveis são usadas na culinária por uma grande variedade de propósitos, indo de cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações até o prato principal. Descubra quals flores são seguras para consumo humano, e aprenda algumas idéias para seu uso.

Passos
Decida para que você quer flores comestíveis.

Exemplos incluem:
Saladas, verduras e frutas.
doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas, ou lavanda são doces a moda antiga deliciosos).
Adicionar aos pickles, geléias, vinagretes, caldas, açucar, etc.
Panificados como biscoitos, bolos e pães.
Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
Para decoração; guarnição de pratos e bolos, entre outros.

Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns.

A lista a seguir não é exaustiva, mas dá uma indicação boa de que tipos de flores são adequadas:

Capuchinha (tropaeolum majus) -Eu plantei esta (vou mostar a foto dela)

Estas flores perenes são as favoritas de saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheiadas, cristalizadas ou como guarnição. Elas têm um gosto ligeiramente apimentado. As sementes são até usadas em substituição a pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléia, tortas, vinho, vinagrete - a lista é infinita. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

Violetas - As violetas são perfeitas para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, assim como servem a propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, matneiga ou para dar sabor ou guarnição. Procure pela variedade "viola odorata".

Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são renomadas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, guarnições, geléias, manteiga, gelo e muito mais. Água de rosas é um uso famoso de pétalas de rosas.

Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem flutuar sobre a sopa, decorar sobremesas e guarnição para pratos. Não negligencie seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito têm um sabor ligeiramente adocicado.

Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Existem algumas notas cítricas e frutadas no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido, logo use com parcimômia.

Flor de cebolinha - estas são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flor de alho também são boas, e vão dar um toque de alho a sua salada ou prato.

Cravos - bons em saladas, onde dão um toque de dourado.

Dente de leão - deliciosos an salada, se colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.

Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e guarnições.
Petúnias - flores da 'Petunia x hybrida', ou a petúnia de jardim, têm flores com gosto médio. Boa como guarnição.

Prepare as flores
Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.

Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boa condição.
Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.

Remova os estames e pistilos. Se forem óbvios (em flores grandes), remova-os.
Partes brancas e grandes estames e pistilos normalmente são amargos, e não devem ser mastigados.

Lave as flores. Balance as flores para remover insetos, detritos e terra.
Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas, e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou use um spray de água gentillmente, pois as flores machucam com facilidade.
Se a flor for especialmente delicada, um breve mergulho deve servir.

Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel, e deixe secar no ar.

Use as flores de acordo com a receita ou suas encessidades.
Siga a sua receita favorita para as flores em questão. Procure por receitas online ou em livros, usando o nome da flor como parâmetro de busca.

Se estiver usando flores para guarnições, tente arranjos diferentes. Ajuda tirar fotos dos seus arranjos, para lhe inspirar no futuro.

Aprenda mais sobre as flores comestíveis. O uso de flores comestíveis está se tornando bem popular de novo, depois de ter saido de cena por um tempo.
Aprenda como os outros estão usando as flores, na internet, bibliotecas e livros de receitas. Você pode procurar em jardins botânicos, universidades entre outros lugares.
http://guia.mercadolivre.com.br/como-escolher-flores-comestiveis-17014-VGP


Flores Comestíveis - Curiosidades
As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas.
Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.

A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas.

Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.
Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

A flor de borago, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.

A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta selecção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.

Flores Comestíveis -
Dicas Gastronómicas e Culinárias

Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores.

Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.

Faça cubos de gelo com flores.
Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.


Flores Comestíveis - letra A

Abobrinha e Abóbora -
São as mais conhecidas, também conhecidas como flor de cambuquira. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.

Agave americana - Planta das américas Central e do Sul: sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida da qual, destilada, origina-se a tequila ou o mescal.

Allium schoenoprasum - É a popular cebolinha, ou, como chamam os ingleses, chives, usada em salada.

Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão - Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

Althaea rósea - De origem chinesa, é também chamada de rosa-de-Jericó. Suas flores são grandes, e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas, e a cor de vinho para escurecer o vinho.

Amor-Perfeito - Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Anethum graveolens - Conhecido também como endro ou aneto, e os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.
Anthemis tinctoria, ou camomila amarela - Vinda do sul e centro da Europa, sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.

Averrhoa carambola, ou carambola - Suas flores são usadas em saladas; seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem formato de uma estrela. Podemos fazer suco para beber. Seu suco é bom para tirar manchas das mãos e de roupas.
No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses a trouxeram da Índia, e sua origem provável é africana. De seu fruto verde fazem-se picles.


Flores Comestíveis - letra B

Bauhinia purpúrea - Suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea, e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.
Borago - As pétalas formam uma estrela de 5 pontas, de cor violeta. Boa para saladas e aromatizar vinagres.

Borago officinalis, ou borragem - As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.


Flores Comestíveis - letra C

Calendula officinalis - É a popular calêndula. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão; usada também como corante de manteiga e queijo.

Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Curcubita pepo Duchesne - É a nossa conhecida abóbora. Podemos comer suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha, ou ainda recheada de queijo forte, ou ainda em sopa, especialmente a de milho.

Flores Comestíveis - letra D

Dianthus cayophyllus - É a nossa conhecida cravina. Suas flores podem ser digeridas em saladas, torta de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podemos enfeitar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Flores Comestíveis - letra H

Helianthus annuus, ou o famoso girassol - Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos, e suas flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos.

Flores Comestíveis - letra M

Myrtus communis - É a murta, e suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.

Flores Comestíveis - letra N
Nastúrcio
- Sua origem é peruana, sendo levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.

Flores Comestíveis - letra P

Pelargonium capitatum, ou gerânio - Muito usado em saladas.

Flores Comestíveis - letra R
Rosa - Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada; Em cremes e mousses, combinadas com suco de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico.

Flores Comestíveis - letra T

Tabebuia heptapyla - É o ipê-rosa ou piúva. A flor cor-de-rosa é comestível. Planta da Mata Atlântica e floresce de junho a setembro.

Tabebuia impetiginosa, ou ipê-roxo - Como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

Tropaealum majus - Também conhecida como chaguinha ou capuchinho. De flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. Começaram a ser usadas no Oriente; flores, folhas e semente têm gosto apimentado.

Flores Comestíveis - letra V
Viola odorata
- Violeta verdadeira (não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em saladas; cristalizada, usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.
http://www.floresrosas.com.pt/flores-comestiveis.htm

3 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Não pode-se dizer que não fica lindo!

bjssssssssss

Adriana disse...

Ah ...acho lindo, mas na hora de comer, confesso que acho muito esquisito...provavelmente preconceito ou falta de habito mesmo!

O blog como sempre está um luxo né !!!
Beijinhos...

Cucchiaio pieno disse...

Amo flores e achei nota mil teu post! Vi que nao sabia nada a respeito.
Bjim
Léia