segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Flores comestíveis - Capuchinha


Algumas plantas com flores, além do valor ornamental, apresentam característicasque as tornam verdadeiras iguarias, para "gourmet" nenhum botar defeito.O importante é que sejam cultivadas naturalmente, sem usar produtos químicos.A capuchinha ou chagas é uma dessas plantas.


Durante a primavera de 1994, sob a inspiração do filme "Como Água para Chocolate"(que fazia sucesso na época), revistas, jornais e programas de TV abriram espaço para um assunto muito interessante: comer flores. É que no filme, é demonstrada a receita de um prato tido como "afrodisíaco" - as famosas codornas em pétalas de rosas - que despertou o interesse de muita gente. Embalados nessa linha, os veículos de comunicação deram destaque até para pessoas que se declaravam verdadeiras "comedoras de flores".


Passada a moda, muitos esqueceram o assunto mas há quem goste realmente de saborear flores. Em São Paulo, por exemplo, sofisticadas lojas de produtos alimentícios nacionais e importados (cuja clientela é composta por muitos gourmets), oferecem verdadeiras iguarias como calêndulas, flores de iuca, violetas, amores-perfeitos, capuchinhas - todas cultivadas sem agrotóxicos e produzidas especialmente para o consumo alimentício. As flores podem ser servidas ao natural ou enfeitando e enriquecendo saladas, fazendo parcerias deliciosas e refrescantes com legumes e folhas como rúcula, agrião, alface, etc.


Só que nem todas as flores podem ser usadas na alimentação. Muitas, mesmo não sendo cultivadas com agrotóxicos, apresentam princípios tóxicos que podem ser perigosos para a saúde. Antes de sair "se aventurando" pelos jardim à procura de um bonito ingrediente para a salada, é preciso conhecer bem as plantas para não correr riscos desnecessários.
Dentre as flores citadas acima, uma delas se destaca pelo seu valor na alimentação: é a capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico. O nome "flor-do-sangue", aliás, provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se, também, que a capuchinha é muito usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).
A capuchinha (ou chagas) pertence à família das Tropaeoláceas, é nativa do Peru, México e regiões da América Central. Trata-se de uma planta herbácea que pode ser usada como forração, como planta escandente ou cultivada de forma que tenha condições de enrolar os pecíolos das folhas em algum apoio. Apresenta folhas arredondadas, com longos pecíolos e flores isoladas, em forma de cálice, nos vários tons que vão do amarelo claro ao vermelho, passando pelo alaranjado. Tanto as folhas como as flores apresentam seiva de sabor picante, muito parecido ao do agrião.
Fácil de cultivar
Num canteiro ou num vaso, onde possa receber bastante luz solar, a capuchinha floresce bem. Decorativa, pode compor bordas em jardins ou formar um lindo arranjo, plantada numa jardineira e instalada numa varanda ou peitoril ensolarado. A planta se reproduz por meio de sementes, por divisão de touceiras ou estaquia, sendo que o melhor método é o da divisão. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano porém, durante a primavera, a capuchinha se desenvolve com maior rapidez.A planta não é muito exigente quanto ao solo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, recomenda-se a seguinte mistura:1 parte de areia2 partes de terra comum de jardim2 partes de terra vegetalPara melhorar a qualidade da mistura, pode-se acrescentar 1 parte de vermiculita (encontrada facilmente em lojas de produtos para hortas e jardins). Só é possível obter bons resultados no cultivo da capuchinha quando contamos com a incidência de luz solar direta, pelos menos durante algumas horas do dia. Quanto às regas, devem ser espaçadas, tendo o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.
A melhor maneira de dispensar completamente o uso de produtos químicos é manter a planta sadia, evitando ao máximo as condições favoráveis para o surgimento de problemas. O excesso de umidade, por exemplo, além de facilitar a proliferação de fungos, se transforma no ambiente predileto das lesmas e caramujos. O contato com plantas "doentes" é outro fator a ser considerado. Se a finalidade do cultivo da capuchinha for a alimentação, prepare um local especial para a planta, onde ela possa contar com a luminosidade necessária para o seu desenvolvimento e se mantenha livre de formigas e outras pragas. Caso seja realmente necessário, recorra às receitas naturais e caseiras para controlar os problemas.
Os cuidados com a capuchinha são poucos e compensam: sem a adição de qualquer produto químico, é possível ter uma planta delicada e ornamental, além de um lindo e saboroso ingrediente para saladas. Isso sem contar que tudo pode se tornar um bom negócio, pois os sofisticados pontos de vendas reclamam por não terem fornecedores suficientes para atender à procura pelas flores comestíveis.



Mas, se assunto é flores ornamentais, existem aquelas que podem ser saboreadas, além de apenas decorar os pratos.


Só que antes de tudo é importantíssimo lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas ou gardens centers, pois estas são cultivadas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para a saúde.


As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no seu cultivo.


Além disso, é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas.


Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma. Exemplos disso são as violetas africanas, os crisântemos, o copo-de-leite, o lírio, entre outras.


Feito o alerta, vamos lá!.


Vejamos algumas flores que podem ser usadas na alimentação:




Amor-perfeito
Borago
Calêndula
Capuchinha ou nastúrcio
Rosa



Capuchinha (Nastúrcio) - Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, que geralmente usam suas folhas e flores em saladas. A capuchinha tem um sabor picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas.


Calêndula - Esta flor acrescenta um colorido muito bonito à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comer. O uso da calêndula na alimentação não é recente: há muitos anos ela já era utilizada por ser um bom corante para caldas e bolos.


Amor-perfeito – Esta flor é bem versátil e bonita. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas. Com a vantagem que podemos comer também a decoração!
Rosa – Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada.



Borago – Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.

Rose Aielo Blanco é jornalista, escritora e editora do site http://www.jardimdeflores.com.br/





Flores para todos os gostos e paladares!


Não é do conhecimento de muitos, mas estamos cercados de flores em nossos jardins e na natureza que servem tanto para agradar aos olhos quanto ao paladar.

Para que servem as Flores?
Saladas de flores;
Decorar saladas com flores;
Decorar pratos com flores;
Repelir Insectos (Crisantemo);
As pétalas de certas flores podem ser tomadas como calmantes ou até antidepressivos, e sem os efeitos colaterais que trazem os fármacos químicos.
Muita atenção! É preciso ter algum conhecimento para utilizar flores na culinária ou infusões, pois algumas são venenosas, tóxicas ou até mortais. Na dúvida não as utilize. Ou consulte algum especista em botánica.

Muitas flores servem tanto na alta culinária para tornar mais belos e atraentes nossos pratos como na medicina popular como tratamento para diversas moléstias como a ansiedade e a insónia.

Mas temos que tomar cuidado, pois muitas plantas são venenosas e mortais para os seres humanos. assunto esse que vamos tratar a seguir.

Viola ou Amor Perfeito: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido
Anthirrinum majus: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor suave a ligeiramente amargo. Para usar como guarnição ou adorno
Calendula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.
Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor identico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis
Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.
Cravina: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse.
Cravo Túnico alto dobrado: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor ligeiramente amargo as pétalas das flores de cor amarelo-limão e cor tangerina são as mais apreciadas.
Gerânio ou Sardinheira: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado
Girassol: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reacções alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agri-doce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água. Petúnia: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição.
Primulas: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.
Violetas: Planta de flor comestível ou com flores ou pétalas comestíveis! As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açucar.

Veja mais sobre plantas medicinais na secção Ervas Medicinais!

Um comentário:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adorei as novidades. Fui a um casamento aqui que tinha petalas de flores cristalizadas e adorei o sabor!
Bjos
Léia