terça-feira, 8 de setembro de 2009

COGUMELOS -III


Hiratake

Hiratake, o Pleurotus Osteatus é originários da Europa, América do Norte e Ásia. Pode ser encontrado nas matas brasileiras e cultivado tanto no Norte como no Sul do Brasil. De sabor acentuado, e textura diferente de outros cogumelos e propriedades terapêuticas, O Hiratake é o quarto cogumelo consumido do mundo. Parecido com os Lyophyllum, em fase de desenvolvimento. parecido fisicamente, as duas espécies se reproduzem em habitats diferentes. Enquanto o Pleurotus habita madeiras em processo de decomposição e acima do nível do solo, o Lyophyllum cresce em solos ricos em restos de madeira. Seu nome científico se deve ao formato semicircular, lembrando o de uma ostra. Encontrado em quatro cores: branca, cinza, salmão e marrom.



Receitas com Shitake

Filés de Badejo com Shitake


Ingredientes:2 filé(s) de badejosal e pimenta-do-reino branca a gosto200 gr de cogumelos shitake fatiado(s)1/2 xícara(s) (chá) de coentro1 colher(es) (sopa) de margarina
1 colher(es) (sobremesa) de farinha de trigo
- 1/2 xícara(s) (chá) de vinho branco
Modo de Preparo:Tempere os filés com o sal, a pimenta e parte do coentro. Deixe tomar gosto por 30 minutos.Coloque os filés em um refratário, tampe e leve ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta.Escorra o caldo emoutro refratário e reserve o peixe. Acrescente no caldo o shitake, o restante do coentro, a margarina farinha de trigo e o vinho. Misture bem, tampe e leve ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta.Mexa duas vezes durante o cozimento. Retire e jogue sobre o peixe reservado.


Shitake na brasa



Ingredientes:100 grs. de cogumelos shitake médios, frescos1 cebola grande1 colher de café de aneto1 colher de sopa de manteigaPimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo:Fatie a cebola e o cogumelo, colocando-os numa trouxinha de papel alumínio.Adicione a manteiga, o aneto e a pimenta.Deixe grelhar por 10 a 12 minutos, em fogo médio. Sirva em seguida.


Chá de Shitake


Modo de preparo:Preparar de 10 a 40 gr de shitake acrescidos a uma pequena quantidade de água quente (suficiente para cobri-los até amolecer). Em seguida acrescentar 1 litro de água e levar ao fogo para ferver, até que o líquido diminua para 250ml, ou seja,¼ de quantidade de água colocada.Obs.: Recomenda-se que a panela usada seja esmaltada, de ferro ou de vidro. Nunca utilizar a de alumínio.O chá preparado não deve ser deixado por muito tempo na temperatura ambiente caso contrário ele se estraga e pode causar diarréia.Portanto, deve ser tomado assim que for preparado e o restante deixar em uma garrafa térmica ou na geladeira por 2 ou 3 dias. Para a não formação de fenol, recomendamos que assim que for guardado na garrafa térmica ou geladeira, acrescentar no chá 5 a 8 gotas de limão. Tomar antes das refeições e antes de dormir.O cogumelo já utilizado para fazer chá poderá ser guardado no freezer e eventualmente ser aproveitado para comer, refogado ou cozido junto com verduras, legumes numa panela ou bule, acrescentar cerca de 1 litro de água e levar ao fogo para ferver. Logo após, acresce



Chapéus de cogumelos recheadosI


ngredientes:4 cogumelos shitake grandes, frescos;40 ml de azeite extravirgem de oliva;4 vieiras grandes, com coral;Suco de meio limão;20 gr. de manteiga;20 gr. de cebola bem picada;50 ml.de vinho branco seco;250 ml. de creme de leite fresco;80 gr. de queijo fontina;40 gr. de queijo parmigiano ralado;15 gr. de manteiga com tartufo (compre pronta em importadoras);Sal e pimenta-do-reino moída na hora, agosto;


Modo de Preparo:Retire os cabinhos dos cogumelos,deixando-os com uma concavidade.Tempere-os com sal, pimenta e regue cada um com 10 ml de óleo extravirgem de oliva.Cubra-os com papel alumínio e leve-os ao forno a 180 ºC , por 10 minutos.Retire os cogumelos e reserve-os.Tempere as vieiras com sal, pimenta e suco de limão.Em uma panela, doure a manteiga com a cebola, junte as vieiras,refogue-as por 1minuto e acrescente vinho branco.Deixe reduzir pela metade, retire as vieiras e introduza o creme de leite. Reduza30% do seu volume coloque o queijo fontina e o parmigiano ralado (reserve 10 gr. de parmigiano para a finalização do prato).Levante fervura, retorne com as vieiras ao molho,retifique o tempero, apague o fogo e incorpore a manteiga com tartufo, mexendo bem.Recheie os cogumelos com as vieiras e o molho.Salpique com o parmigiano ralado que sobrou e leve ao forno para gratinar.Disponha os cogumelos nos pratos, colocando em volta, como opção, o molho restante.Decore com lâminas finas de shitake, passadas na frigideira em azeite de oliva, pequenos ramos de salsinha fresca e tomilho.
Fondue de ShitakeIngredientes: ½ quilo de Shitakes pequenos 500 ml azeite extravirgem. Modo de Preparo:Tempere com sal a gosto e frite da maneira tradicional do Fondue Molhos: Bata no processador 100 grs de alcaparras, misture com maionese caseira, adicione sal, pimenta do reino e páprica. Bata no processador 50 grs de aliche, misture com maionese caseira, adicione salsa picada.Misture manualmente 3 colheres de sopa de mostarda preparada, pimenta do reino moída na hora, 2 colheres de sopa de suco de limão, salsa picada, três colheres de sopa de margarina. Frite no azeite ½ cebola bem picadinha, junte creme de leite e 100 gramas de queijo roquefort ou gorgonzola, aqueça até virar uma pasta. Frite no azeite 8 dentes de alho até dourar, misture com maionese caseira, retirando o azeite antes. Misture na maionese caseira uma colher de sopa de curry powder.



Lulas Recheadas com Shitake


Ingredientes: 1 kg de lulas médias ou grandes; 2 cebolas médias (300 gr); ½ kg de Shitake fresco picado; 100 gr de manteiga; 300 ml de caldo de lulas; 2 cálices de suco de tomate temperado; 2 cálices de vinho branco ou sakê;100 grs. de queijo Parmesão; Modo de Preparo:Cozinhe as lulas em água e sal por 20 minutos aproximadamente.Separe o caldo e apure por mais 15 minutos. Frite a cebola na manteiga até que fique transparente, junte o Shitake picado sempre mexendo para não agarrar no fundo da frigideira, deixe que fique bem frito. Acrescente um pouco de sal.Coloque o caldo de lulas e misture por alguns minutos,coloque o suco de tomate e misture novamente, por fim coloque o vinho ou o sakê e deixe apurar por 10 minutos. Prove e corrija o sal.


Recheie as lulas e coloque em uma travessa refratária, o resto do recheio coloque ao redor. Pulverize regiamente com Parmesão,leve ao forno para gratinar.



Shitake na manteiga


Modo de Preparo:Retire os cabinhos do shitake fresco e corte o cogumelo em tirinhas.Derreta a manteiga (na quantidade desejada) em uma frigideira, espremendo um dente de alho e temperando com sal a gosto.Refogue o shitake, temperando com "shoyu" (molho de soja) a gosto,ainda na frigideira. Enfeite com salsa picada e sirva imediatamente



Omelete de Shitake


Ingredientes:100 grs. de cogumelos shitake médios, frescos;3 ovos;
1/2 cebola;Azeite de oliva, sal e "fines herbes"; Modo de Preparo:Retire os cabinhos do shitake e corte em tirinhas.Descasque e fatie a cebola.Numa frigideira, coloque o azeite e frite os cogumelose a cebola até que essa fique transparente. Reserve.Numa tigela, bata os ovos adicionando1 colher de sopa de água, junte os cogumelos e a cebola reservados, temperando-os a gosto.Na mesma frigideira ou numa omeleteira, frite a omelete,servindo imediatamente. (sugerimos que as panelas utilizadas sejam de "teflon").



Pastel de Shitake


Somente o recheioIngredientes:cebola;alho;azeite extra virgem;100 grs de shitake;100 grs de cogumelode Paris frescos e picados; Modo de Preparo:Frite cebola e alho em azeite extra virgem. Junte 100 grs de shitake e 100 grs de cogumelo de Paris frescos e picados. Acrescente sal, pimenta de reino, salsa e páprica.Se preferir ao invés de sal use molho Shoyu. Não deixe que o recheio fique muito molhado para não atrapalhar a fritura do pastel.



Sopa de Shitake com raízes (receita do João Curvo-JB)


Ingredientes:2 dentes de alho espremidos; 1 cebola batidinha;250 grs. de aipim; 200 grs. de cenoura (2 médias) em rodelas; 200 grs. de batata inglesa em rodelas; 4 xícaras de água fervente; 2 colheres de sopa de cebolinha picada; 250 grs. de shitake cortado em tiras; 1 colher de sopa de shoyu; 1 colher de sopa de azeite;


Modo de Preparo:Em uma panela com 4 xícaras de água fervendo, acrescente o aipim, as batatas, cenouras, 1 dente de alho e ½ cebola. Cozinhe25 minutos em panela tampada. Retire só o aipim e bata-o no liquidificador (com a água do cozimento) e retorne-o à panela para engrossar o caldo. Numa frigideira à parte, refogue o shitake no azeite e shoyu, com o restante do alho e cebola. Acrescente-o à sopa, salpiquecebolinha e ajuste o sal à gosto.


Sopa de Shitake


ngredientes100 grs. de cogumelos shitake médios, frescos;1 cebola;azeite de oliva;"shoyu" (molho de soja);Pimenta-do-reino e orégano;


Modo de Preparo:Remova os cabinhos do shitake.Cozinhe os cogumelos inteiros no vapor por 15 minutos e reserve-os depois de prontos.Enquanto os cogumelos cozinham, pique a cebola e doure-a lentamente no azeite de oliva.Adicione 1 colher de sopa de shoyu e 3 xícaras de água.Ferva a mistura e adicione os cogumelos reservados, que devem ser cortados em 4 pedaços.Tempere com pimenta e orégano a gosto, e deixe ferver por 2 minutos.


Tampe e deixe em fogo baixo por outros 4 minutos. Sirva.







Porcini
O cogumelo Porcini ou Cep (Boletus edulis) é consumido principalmente na Europa. Seu píleo (chapéu) varia de 7 a 30 cm e seu talo de 8 a 25 cm, com até 7 cm de diametro,
Maduro podem pesar 1 kg, mas se utiliza os mais novos.
Encontrados na Europa e América do Norte, em árvores e frutificam do verão ao outono, na epóca das chuvas são constantes.
De sabor proximo à nozes e sua textura é lisa e cremosa. Pode ser consumido cru, refogado na manteiga, com massas, sopas e outros pratos.
O Porcini de Bordeaux (Cèpe de Bordeaux), nome científico é Boletus edulis.
Risoto
Ingredientes70g de cogumelo porcini4 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de azeite2 colheres (sopa) de cebola ralada350g de arroz arbório¾ xícara de vinho branco seco2 xícaras de caldo de galinha3 colheres (sopa) de parmesão raladomanjericão fresco, picadoPreparo Deixe o cogumelo de molho em água por 20 minutos, depois pique em pedacinhos. Aqueça a metade da manteiga com o azeite e frite a cebola por alguns instantes. Junte o arroz, cogumelo escorrido e refogue por alguns minutos. Acrescente o vinho e deixe que evapore em fogo alto. Junte aos poucos o caldo de galinha fervente, mexendo por 20 minutos, em fogo médio. Retire do fogo, junte o resto da manteiga e o parmesão, misture bem, salpique com o manjericão e sirva.






Salmão grelhado em leitode carpaccio de pupunha ecassoulet de pupunha ecogumelo selvagem
categoria: Saladas e Acompanh.



200 gramas de salmão fresco, cortado em pequenosblocos (quadrados ou retângulos de 4 x 4 cm ou 4 X 3cm, por exemplo)200 gramas de palmito pupunha in natura, divididos emtoletes, em fatias de 1/2 cm, coração fatiado comocarpaccio e hastes desfiadas50 gramas de cogumelo (pode ser shimeji, shiitake oupleurotus)50 gramas de cebola100 gramas de tomate cereja100 gramas de abobrinha1 colher (sopa) de folhas picadinhas de manjericão1 colher (sopa) de folhas de tomilho e alecrim2 colheres (sopa) de cebola picada10 folhas de endívias1 colher (sopa) de damascos secos cortados em fatiasbem finasSal, vinho branco e pimenta-do-reino brancaBroto de alfafa para decorarForre o prato com lâminas de carpaccio de pupunha.
Depois, coloque quatro blocos de salmão fresco nocentro, separados por faixas finas de abobrinha,lâminas de damasco e manjericão.
Tempere com um poucode cebola picada, vinho branco e sal eleve ao forno até o ponto de cozimento do peixe.Enquanto isso, corte o tolete de pupunha em fatias demeio centímetro de espessura, misture-as com oscogumelos, coloque-os numa frigideira, tempere-os compimenta-do-reino, tomilho e alecrim e frite-os atédourar.
Tire o prato do forno e faça alguns ninhos compupunha desfiada ao redor do salmão. Ponha o cassouletde palmito e cogumelos sobre eles e decore o prato comfloretes de endívias, broto de alfafa e tomate cereja.
Site: http://www.sitecurupira.com.br/cogumelo.htm

Um comentário:

Ligia disse...

Gostei muito do seu Blog. Está bombando! Pretendo voltar com mais calma. Bjs.