quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Entre um passo e outro, queime muitas calorias


Modalidades de dança se espalham pelas academias e põem ritmo na malhação


Sem dúvida, dançar oferece diversos benefícios, além da queima calórica e o combate ao estresse. A professora Lara Seidler, da academia Universidade do Corpo, no Rio de janeiro, explica que esse tipo de aula oferece um trabalho global. "A dança aprimora força, flexibilidade, coordenação, resistência, auto-estima e velocidade".



A modalidade que Lara ensina, batizada de "dança livre", envolve ritmos como samba, hip hop, salsa e funk. E ela afirma que as aulas chegam a mandar embora muitas calorias, dependendo do empenho do aluno e do ritmo escolhido. Ainda de acordo com Lara, essa atividade é extremamente
democrática. "A maioria das turmas é composta por mulheres, mas os homens cada vez mais procuram as aulas. Além disso, no mesmo grupo existem alunos de 15 a 60 anos, seja lá qual for a condição física".


A aluna de "dança livre", Solange Sarmento, psicanalista de 45 anos, vibra com seus progressos. "A aula de dança me provoca. Eu e a turma evoluímos muito e chegamos a pontos que não imaginávamos que fossem possíveis de alcançar. Hoje, não me imagino mais sem a dança".

Conheça algumas formas de dançar:


Dança: Dança livre Onde dançar: Universidade do Corpo Duração da aula: 1 hora Calorias queimadas por aula: até 500 calorias Benefícios: Emagrece, tonifica os músculos e beneficia o sistema cardio-respiratório. Cuidados antes de praticar: Fazer exercícios de alongamento e aquecimento. Roupas e assessórios necessários: roupa de ginástica. Como dançar: O aluno pode fazer a aula sozinho. Particularidades: Por misturar diversos ritmos, a aula queima muitas calorias e não é cansativa, pois a professora desenvolve uma grande série de coreografias.



Dança: Ritmos Latinos Onde dançar: Academia Ecofit Duração da aula: 1 hora Calorias queimadas por aula: de 400 a 600 calorias Benefícios: Proporciona condicionamento cardiorespiratório, queima calorias, desenvolve a coordenação motora e melhora a auto-estima. A aula é descontraída e promove a interação entre as pessoas Cuidados antes de praticar: Fazer um aquecimento simples antes de praticar a dança Roupas e assessórios necessários: roupa de ginástica. Como dançar: Os alunos dançam sozinhos. As músicas misturam ritmos como salsa, rumba, merengue, hip-hop e pop Particularidades: Tem alunos de todas as idades, de 15 a 80 anos. Os sucessos mais pedidos são Shakira, Santana, Orishas, Ricky Martin e Thalia.



Dança: Salão Onde dançar: Academias e escolas de dança Duração da aula: 1hora Calorias queimadas por aula: Média de 500 calorias Benefícios: Melhora da auto-estima, integração entre as pessoas, emagrecimento, alivio do estresse e melhora a coordenação motora. Cuidados antes de praticar: Tomar água para ficar hidratado antes e durante a atividade. Roupas e assessórios necessários: Como o intuito da aula é aprender a dançar, como se estivesse em uma pista, o aluno pode usar roupa que quiser, alguns alunos vão caracterizados conforme o ritmo que vai ser dado pelo professor. Como dançar: Durante a aula, são ensinados passos individuais e em dupla. Particularidades: A aula é ministrada pelo professor e dançarino Alexandre Cardoso, que já participou de programas na televisão ensinando passos de danças.

Dança: Axé Onde dançar: Monday academia Tempo de aula: 1 hora Calorias queimadas por aula: de 500 a 700 calorias Benefícios: Emagrece, melhora na coordenação motora, alivia o estresse Cuidados antes de praticar: Beber água. devido aos deslocamentos rápidos, é aconselhável que o aluno faça também musculação para fortalecer a articulação dos joelhos. Roupas e assessórios necessários: Roupas leves e tênis Como dançar: A aula é feita individualmente. Particularidades ou comentários: É uma aula bem divertida e mesmo fora da época do carnaval atrai novos adeptos.
Dança: Ritmos Onde Dançar: Academia Cia. Athletica Tempo de aula: 30, 45 ou 60 minutos Gasto calórico por aula: até 500 calorias Benefícios: exercício cardiovascular coreografado e divertido.
Excelente opção para quem precisa perder peso, mas não gosta das atividades como spinning, corrida e natação. Desenvolve a coordenação motora, musicalidade, expressão corporal, equilíbrio, auto-confiança. Cuidados antes de praticar: Consulte sempre um médico antes de iniciar as aulas. Não pratique em jejum; hidrate-se antes, durante e após a aula. Roupas e assessórios necessários: Usar tênis apropriado para absorção de impacto, roupas leves e confortáveis, que não limitem os movimentos, e uma toalha de rosto. Como dançar: Esta aula é em grupo, e executada de forma individual, mas, dependo do ritmo trabalhado no dia, o professor pode criar algumas dinâmicas em duplas e trios. Particularidade: Nesta aula, são trabalhados diversos ritmos, como axé, forró, dança aeróbica, aero jazz, street dance, afro, músicas dos anos 60, 70, 80, brega, dance, samba, salsa etc.

Dança: Aero Jazz Onde dançar: Academia Fórmula Tempo de aula: 60 minutos sem interrupções Gasto calórico por aula: cerca de 400 calorias Benefícios: Coordenação, promoção de saúde, qualidade de vida (sobre os aspectos terapêuticos, aumenta a auto-estima e a confiança), ritmo, diminui estresse e o percentual de gordura. Cuidados: Alimente-se uma hora antes (comer uma fruta ou barra de cereal). Roupas e assessórios necessários: A mais confortável para que, ao transpirar, não incomode. Como dançar: grupo de 35 pessoas. Particularidades: Por não haver pausas, o esforço físico é ainda maior.

Dança: Hip Hop Tempo de aula: 45 minutos Gasto calórico por aula: varia de acordo com o nível técnico do praticante, intensidade de aula e peso corporal. Benefícios: Trabalho aeróbico, aprimora a coordenação motora ajuda na socialização e auto-estima dos alunos. Combate a ansiedade, timidez e disposição. Cuidados antes de praticar: procurar um médico e realizar uma avaliação física. Roupas e assessórios necessários: Roupa de ginástica ou figurino Hip Hop, calça e camiseta larga, munhequeira e bandana. Como dançar: grupo de até 25 pessoas. Particularidades: Aula extremamente descontraída



Dança: Ritmos Onde dançar: Academia Competition Tempo de aula: 45 ou 60 minutos Gasto calórico por aula: Em média, 400 calorias Benefícios: Harmonia corporal e trabalho aeróbico. Coordenação, melhoria da condição cardiovascular e respiratória. Cuidados antes de praticar: não há contra-indicação. As pessoas devem alongar antes e depois da aula, como em qualquer outra atividade física. Roupas e assessórios necessários: Tecidos leves e calçado adequado para o tipo da dança. Como dançar: Aula individual. Eventualmente, há coreografias em dupla.

Dança: Ritmos Onde dançar: Academia Competition Tempo de aula: 45 ou 60 minutos Gasto calórico por aula: Em média, 400 calorias Benefícios: Harmonia corporal e trabalho aeróbico. Coordenação, melhoria da condição cardiovascular e respiratória. Cuidados antes de praticar: não há contra-indicação. As pessoas devem alongar antes e depois da aula, como em qualquer outra atividade física. Roupas e assessórios necessários: Tecidos leves e calçado adequado para o tipo da dança. Como dançar: Aula individual. Eventualmente, há coreografias em dupla. Dança: Street Dance Tempo de aula: 60 minutos Onde dançar: Reebok academia Gasto calórico por aula: aproximadamente, 350 calorias Benefícios: Condicionamento, emagrecimento, melhora da coordenação motora geral, aumento da consciência espaço-temporal, diminuição do estresse e sociabilização. Cuidados antes de praticar: Realizar avaliações física e médica Roupas e assessórios necessários: Roupas confortáveis que permitam movimentações de grande amplitude e que facilitem a evaporação do suor. Para entrar no clima, vista-se no estilo hip hop americano (calças largas e camisetas folgadas) Como dançar: A aula é sempre individual e em algumas aulas o professor adota a estratégia de formar grupos no final da coreografia. Particularidades: Esta aula faz muito sucesso nas academias e é freqüentada tanto por homens quanto por mulheres de todas as faixas etárias. Dança: Ritmos (combinação de salsa, pagode, forró, twist, samba, contry e outros) Onde dançar: Reebok academia Tempo de aula: 60 minutos Gasto calórico por aula: aproximadamente, 400 calorias Benefícios: Perda de peso, condicionamento e todos os benefícios de uma atividade física. Cuidados antes de praticar: Avaliações física e médica. Roupas e assessórios necessários: Roupas confortáveis Como dançar: A maior parte do tempo o professor utiliza estratégias de trabalho individual. Em alguns momentos, existem passos em dupla (para as músicas de pagode, por exemplo). Particularidades: Uma das aulas mais motivantes da academia. Agrada principalmente as mulheres que podem dançar à vontade durante uma hora

2 comentários:

Mary disse...

Olá,
É fantástico,esse filme vi no cinema, e tenho em casa adoro.
É bem verdade o dizes, eu se tivesse tempo ia para a dança de salão além de fazer exercio, adoro dançar e danças de salão é lindo..

bjs

Rico disse...

Essa foto faz-me lembrar o Patrick Swayze que coitadinho morreu de cancro no pâncreas, mas ainda lutou durante dois anos, e acho que foi devido a uma boa alimentação e manter-se ocupado que ele durou esse tempo todo pois caso contrario tinha morrido mais cedo. Então acho este posting apropriado pois só tem bons conselhos xxx