sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Caviar de Berinjela


Ingredientes
- 4 berinjelas grandes, lavadas e cortadas ao meio
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão (sem galhos e sem apertar na xícara)
- 1/4 xícara (chá) de suco de limão
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino preta a gosto
Para o carpaccio de filé mignon:- 1 peça do centro do filé mignon (ou 1 peça de lagarto)
Para o molho usado no carpaccio:- 1 colher (sopa) de alcaparras picadas- 1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
Para o tuille de queijo parmesão- Queijo parmesão ralado suficiente para as tuilles- Alecrim, gergelim preto, papoula ou pimenta rosa a gosto.

Modo de preparo
Numa assadeira, coloque as berinjelas, lavadas e cortadas ao meio, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 ou 20 min ou até que fiquem morenas. Desligue o forno e retire as berinjelas. Com a ajuda de um garfo e de uma colher, retire a polpa da berinjela (evite tirar a casca). Num liquidificador, coloque a polpa da berinjela, o manjericão (sem galhos e sem apertar na xícara), o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino preta a gosto. Processe. Transfira o caviar de berinjela para um recipiente e coloque na geladeira para esfriar. Para a montagem:Num prato, coloque as fatias de carpaccio e regue com o molho de alcaparras. Com o auxílio de duas colheres de sopa, retire quatro porções do caviar de berinjela e arrume sobre o carpaccio.
Decore com tuille de queijo parmesão aromatizado com alecrim, gergelim preto, papoula ou pimenta rosa. Para o carpaccio de filé mignon:Com uma faca afiada, corte fatias de 0,5 cm cada de uma peça do centro do filé mignon (ou 1 peça de lagarto). Coloque uma fatia dentro de um saco plástico e, com um martelo de bater bifes, vá batendo delicadamente (com a parte lisa do martelo) até que a fatia fique bem fina até a espessura que desejar. Repita o processo com as outras fatias.

Para o molho usado no carpaccio:
Num recipiente, misture as alcaparras picadas com o azeite de oliva. Reserve. Para o para tuille de queijo parmesãoNuma frigideira antiaderente aquecida (por cerca de 1 min), espalhe o queijo parmesão ralado e salpique o tempero que preferir (alecrim, gergelim preto, papoula ou pimenta rosa a gosto), formando uma panqueca. Deixe em fogo baixo por cerca de 5 min. Desligue o fogo.
Com uma espátula, solte as laterais do queijo derretido. Vire a tuille sobre um prato e deixe esfriar. Rendimento: 6 porções

- Esse carpaccio é mais gostoso e barato, pois você pode fazer em casa
- Depois de assadas, as sementes da beringela ficam parecidas com caviar.
- Pode parecer, mas essa receita é simples de fazer.
- A montagem é o segredo desse prato.

Nenhum comentário: