segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Emagreça sem mudanças radicais no cardápio





Segunda-feira, começo meu regime é a frase mais repetida por quem deseja eliminar os quilinhos a mais. Passa uma, passam duas, três segundas e nada de começar. E qual o motivo? Preguiça de fazer as mudanças que uma dieta exige para dar certo.



Mas nem é preciso uma mudança radical no cardápio para garantir uma alimentação saudável, que colabore com a perda de peso. Para te ajudar a entender esses pequenos detalhes que fazem o regime ir adiante, o MinhaVida conversou com a Nutricionista Funcional Daniela Jobst, que explica direitinho como você pode aprimorar seus pratos, sem esquecer os alimentos que você adora.



"É um mito acreditar que, para começar um regime, é preciso mudar completamente o cardápio Basta um pouco de bom senso para conseguir um prato delicioso e com uma quantidade menor de calorias do que de costume. Alguns exemplos estão na troca de cereais refinados por integrais como pão e arroz integral", explica a nutricionista.



O açúcar

O açúcar acrescenta muitas calorias que podem ser evitadas. Uma opção é tentar diminuir a quantidade: se você toma um suco de laranja todos os dias com duas colheres de açúcar, comece colocando uma só, com o tempo você vai perceber que a diferença não é tão grande assim. Os adoçantes também são uma boa opção, mas sem exagero.



Os pratos gigantes

Quando o problema está na quantidade de comida, a disciplina é a solução. Não vai ser esforço nenhum diminuir o tamanho do prato se você comer a cada 3 horas. Uma fruta ou uma barrinha de cereais, por exemplo, reduzem o apetite na próxima refeição e, portanto, seu prato também diminui , afirma Daniela Jobst.



De olho no cardápio

Para te ajudar a entender as pequenas mudanças que garantem um cardápio amigo do regime a nutricionista preparou algumas dicas valiosas:



Frutas: Se elas já fazem parte do seu cardápio, nada de colocar quilos e mais quilos de açúcar e derivados. Que tal experimentar sua fruta preferida ao natural?



Cereais refinados: Não é preciso eliminar os cereais das suas refeições, basta trocar os refinados pelos integrais. Com um pouquinho de força de vontade você consegue se acostumar com o sabor rapidinho. Os mais conhecidos são os pães integrais, o arroz integral e macarrão integral.



Carne: Sabe aquelas gordurinhas da carne? Que tal começar a deixá-las de lado? Elas não fazem nada bem para sua saúde e para seu regime.



Refrigerante: Eles são uma delicia, mas os sucos naturais também. Que ta começar a trocar os litros de refrigerantes por sucos naturais? Não custa nada tentar, não é mesmo? As calorias podem ser maiores, mas eles alimentam e não dilatam o seu estômago como faz o gás dos refrigerantes.



Diminua: Frituras, alimentos industrializados e farinhas brancas devem aparecer em quantidades quase nulas na hora da alimentação. Pense nos resultados a cada recusa.

Fonte

3 comentários:

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Bom Dia!!Anna.
Isso é a pura verdade..Quando falo que vou começar um regime..Aí que me dá vontade de comer...Agora estou o colesterol ruim e tenho que fazer dieta.Vou me esforçar..E tentar fazer uns exercícios e seguir essas dicas.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, com a vinda do meu irmao engordei 1 quilo e nao consigo me livrar dele de jeito nenhum! 5a feira estou indo pro Brasil e com certeza neste 1 mes engordarei + 2 como no ano passado (snif, snif...). Mesmo assim, aproveitarei todas as tuas dicas. Bjos
Léia

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

É muito bom cuidar da saúde...
Sucesso...