segunda-feira, 20 de julho de 2009

Adoçante

Estudo: Adoçantes podem provocar aumento de pesoUm grupo de investigadores norte-americanos descobriu que a utilização de alguns adoçantes pode dificultar a perda de peso, uma vez que o açúcar artificial pode confundir o metabolismo do corpo.


Através de testes realizados em ratos de laboratório, Susan Swithers e Terry Davidson concluíram que, quando um alimento doce sem calorias é consumido, o corpo deixa de controlar tudo o que é ingerido posteriormente.

Os autores do estudo, que será publicado no número de Fevereiro do jornal Behavioral Neuroscience, da Associação Psicológica dos EUA, defendem que o uso de sacarina altera a habilidade do metabolismo de regular o que é ingerido, produzindo um efeito contrário ao pretendido.

No artigo, os cientistas do Centro de Investigação do Comportamento Alimentar da Universidade de Purdue, de Indiana relatam como deram iogurte adoçado com glucose, com 15 calorias, a um grupo de ratos e iogurte com sacarina, zero calorias, a outro.

De acordo com a experiência, os animais do grupo alimentado sem calorias ganharam mais peso, ficaram com maior gordura corporal armazenada e não conseguiram obter resultados positivos, o que levou a concluir que as pessoas que ingerem mais produtos «de dieta» correm um maior risco de obesidade.

O aumento de peso envolve uma série de outras consequências, como acumulação de gordura abdominal, pressão sanguínea elevada e resistência à insulina, podendo conduzir a doenças cardíacas e diabetes.
Fonte: Diário Digital

Qual adoçante usar?.
Desde criança vejo a minha mãe usar adoçante. E sempre achei horrível o gosto. É o Assugrin, desde aquele tempo. Ele era em formato de um tubo… como aquela estrutura do rolo de papel higiênico.Depois de muito insistir, conseguí colocar o adoçante em meu café. O uso basicamente no cafezinho mesmo pois não uso o açucar em nada (diretamente, mas indiretamente está presente nas frutas e tantos outros alimentos).

São tantos os tipos (os principais adoçantes dietéticos: sacarina, aspartame, frutose, sucralose, lactose, ciclamato, maltodextrina, stévia, acesulfame-k, sorbitol, steviosídeo, manitol, dextrose, neohesperidina) que a gente nunca sabe exatamente qual usar.

E há muita controvérsia sobre qual é o melhor. Alguns médicos dizem que adoçantes mais ajudam a engordar que emagrecer, outros, que aspartame provoca câncer. Tem aqueles que defendem o uso Sucralose, outros, o Stévia. Enfim, não há acordo.

Mas o que todos concordam é:
Não abusar no uso… se você consome diariamente um grande número de produtos lights e diets, é melhor se atentar. Enfiar no light e no diet não vai te emagrecer.

Alternar o uso dos adoçantes, fazendo rodízio entre eles ou combinando 2 tipos.

E lembrem-se, o uso de adoçantes não é recomendado para crianças ou gestantes. O ideal é o acompanhamento médico mesmo.
Além do Assugrin, tenho usado (e gostado) do Finn

3 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

affffffff e eu tenho usado por tanto tempo adoçantes... :(

Feliz dia do Amigo!

bjssssssss

Delírios Gourmet disse...

Ah Anna! Tenho usado o assugrin. Não é questão de gostar mas sim de tentar evitar tanto açúcar! rs
Sou adoradora do açúcar mas agora que preciso perder alguns quilinhos estou fazendo uso constante do adoçante... só acho q poderia ser mais gostoso, ne? rs

Ana disse...

Olá Anna!
Por tudo isso q. falou,tenho uma amiga q. usa tudo s/ açúcar e s/ adoçante.Chá,café,e quando tem q. por açúcar coloca o mínimo.
Eu já ví uma matéria sobre o aspartame e dizem q. ele é péssimo para nosso organismo,q. não deve ser usado.
Tento tomar o q. posso,suco,chás...,sem nada,não uso adoçante,nem açúcar no q. consigo.
Mto bom está teu blog!
Abraço