quarta-feira, 8 de julho de 2009

Perca peso e ganhe sabor com a dieta do "C"



Temperos especiais revigoram a saúde a ajudam na perda de peso


Adicionar mais sabor aos pratos, sem acrescentar calorias, é um dos segredos das dietas que dão certo. E, para isso, conhecer bem os temperos é fundamental. "Eles são pouco calóricos e deixam as receitas deliciosas. Quem não gosta de banana assada com canela ou um peixe com coentro", incentiva a nutricionista funcional Daniela Cyrulin.


A lista de opções é infinita e cresce ainda mais quando você começa a fazer combinações. E o melhor de tudo é que não existe certo ou errado nesta área: vale tudo o que o seu paladar aprovar. Mas a nutricionista tem uma dica especial para quem deseja dar a largada no teste de novos sabores: corra os olhos pelas prateleiras do supermercado e pare naquela que inclui as opções iniciadas pela letra "C": ela reúne algumas das especiarias mais interessantes. Quer saber por quê? Então confira as instruções da nutricionista e comece já a montar a próxima lista de compras.


Canela

A canela é uma árvore, de onde pode ser extraído um óleo usado para tratar gripes e resfriados. "A casca da canela apresenta atividade antifúngica e antibacteriana, além de ser considerada digestiva e antioxidante. Ela ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa", afirma a nutricionista.

A especialista lembra um estudo recente, realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que revelou as propriedades da canela contra o diabetes tipo 2. "Os pesquisadores identificaram um componente que desempenha o papel de substituto da insulina e pode potencializar a atividade desta substância no organismo. Tratados com uma solução de canela por 40 dias, cerca de 30 voluntários demonstraram uma significativa redução dos níveis de glicose no sangue. A pesquisa também indicou redução dos níveis de triglicérides e colesterol", diz a nutricionista. E a especiaria ainda tem efeito termogênico, ou seja, sua digestão necessita do gasto de mais calorias. Por isso, acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento.


Coentro

O coentro é estimulante do aparelho digestivo, o que ajuda a eliminar toxinas. Fora isso, ele ainda apresenta ação diurética, ajudando na eliminação de excesso de líquido e diminuindo o inchaço.


Cominho

O cominho estimula a digestão, além de ser diurético. Acrescentá-lo nas receitas que levam carne, por exemplo, é uma boa pedida para evitar o acúmulo de toxinas no seu organismo, o que prejudica a pele e também pode trazer fastio dando preguiça na hora de praticar exercícios, por exemplo



Cebola e Cebolinha

A cebola e a cebolinha previnem doenças cardiovasculares, além de apresentarem ação antioxidante. Incluir as duas na sua dieta ajuda a manter a pele mais jovem e também estimula as células a funcionarem com mais vigor. "Elas também possuem substâncias anticancerígenas e substâncias que ajudam a reduzir o colesterol ruim", diz Daniela.



Curry

O curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes. Gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos estão entre eles. Todos esses temperos são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry. "Em nosso organismo, ele pode trabalhar como antioxidante, combatendo infecções estomacais, além de ser considerado diurético e reduzir inflamações no intestino. Por conter canela e pimenta em sua composição, o curry pode auxiliar na perda de peso pelo efeito termogênico dos dois temperos".

Um comentário:

Elisabete disse...

Que informações preciosas. alguns condimentos tenho em casa, mas fiquei incrédula com as propriedades do Curry e vou comprar pode ser que melhor o problema de estomago do meu bem.
Adorei saber tudo isto. Grata pela partilha.