quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os segredos do arroz negro


Curto e arredondado; coloração negra e textura macia; sabor e aroma acastanhados. Assim é o grão do Arroz Negro. Muito apreciado pelos chefs e gourmets nacionais e internacionais, o cereal de origem mediterrânea vem fazendo sucesso em restaurantes diversos pelo país. O melhor de tudo é que a iguaria se revela bastante benéfica à saúde, mais até que o arroz integral.
A história do grãozinho escuro remonta à China Antiga. Cultivado há mais de quatro mil anos pelos chineses, o exótico tinha fama de afrodisíaco, podendo apenas ser consumido pelo imperador. Por isso, acabou por ser nomeado na época de o “Arroz Proibido”.
Se na gastronomia o arroz negro vem agradando a muitos paladares, na saúde o cereal também não deixa a desejar. Esse tipo de arroz tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra e menos gordura que o arroz integral. Além disso, é mais rico em compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que atacam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como o câncer. Isso sem contar a variedade de vitaminas que possui na película que o envolve. O arroz negro também traz benefícios à circulação, pois participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sanguíneo; auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro; evita transtornos metabólicos, harmonizando as funções de órgãos internos; previne a hipertensão arterial, o diabetes e doenças de pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins. Sob a forma de papa, tem importante papel no inicio da alimentação infantil, convalescentes ou debilitados.
Com seu sabor exótico, o arroz negro vem conquistando chefs de todo o mundo. Mas não pense que você pode encontrá-lo apenas em restaurantes. A La Pastina, empresa importadora de alimentos e vinhos finos, comercializa com exclusividade o arroz negro. Seus produtos podem ser encontrados em grandes redes de supermercados, e entre eles está o arroz negro. Se quiser prepará-lo em casa, a dica para o uso é em saladas e risotos, onde a iguaria é mais apreciada, além de substituir os outros arrozes, como o branco e o integral. Fica muito saboroso também, quando combinado com frutos do mar e, para fechar a refeição exótica, nada como acompanhá-la de um bom vinho.
Não deixe de experimentar essa iguaria deliciosa!
Para saber mais:Não faz muito tempo, o arroz negro era importado da Itália pelo Brasil. A boa notícia é que, hoje, o produto já vem sendo desenvolvido em terras brasileiras, depois de 15 anos de pesquisa. O cultivo é feito em Pindaminhangaba, interior de São Paulo, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.


O arroz negro é perfeito como acompanhamento de carnes brancas e frutos do mar

Receita de Arroz negro com palmito


Ingredientes

1 xícara de arroz negro
2 xícaras de caldo de legumes
1 palmito, picado
2 dentes de alho, picado
2 colheres de sopa de cebola, picada
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
sucos, de 1 limão
1 pitada de curry
sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Preparo
Em uma panela, junte o alho e a cebola e doure-os no azeite. Acrescente o arroz, fritando-o por 1 minuto. Coloque o caldo de legumes e o curry, deixando o arroz cozinhar por 25 minutos. Depois de pronto, reserve.

Salteie o palmito no azeite e acrescente ao arroz já cozido.


Curiosidades

O Arroz Selvagem também é conhecido como o "caviar" dos grãos. Comparado ao arroz branco, o arroz selvagem tem duas vezes a quantidade de proteínas e três vezes a quantidade de ferro.Aí vai a recita para quem quiser experimentar:Salada de arroz negro com camarõesArroz negro cozido conforme a indicação da embalagemCamarões escaldados (aliás adorei esta forma de cozimento ensinada pela Nigella. Para manter os camarões tenros é preciso reproduzir o ambiente marinho de onde vieram. Para isso basta escaldá-los com água fervente, juntar o caldo de um limão e sal grosso. Ligar o fogo e deixar cozinhar por uns três minutos.Para o molho:2 alhos ralados1 colher de sopa de gengibre ralado1 chili picado60 ml ou 4 colheres de sopa de molho de peixe2 colheres de sopa de limão2 colheres de sopa de açucar60 ml ou 4 colheres de sopa de águaBasta misturar tudo e saborear. Caso queira fazer uma versão vegetariana da salada, substitua os camarões por abacates - ou ainda se preferir, use abacates e camarões. Esta salada promete

Arroz Selvagem
tamanho da letra

Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é feito de grãos longos, escuros e com formato de agulha. A sua consistência é mais firme na parte externa, porém mais macia internamente. Seu sabor impressiona. Por isso não deve ser usado em qualquer prato. Aproveite esse delicioso ingrediente em receitas mais elaboradas feitas com carnes defumadas, peixes, faisão ou mesmo em uma saladinha especial. Outra forma de preparo é misturá-lo ao arroz branco com frutas secas ou oleaginosas. O preço é um tanto mais elevado do que o arroz comum. No Brasil, as marcas mais conhecidas em supermercados e empórios que comercializam este tipo de arroz são Tio João e Blue Ville. Em média, chega custa mais de 30 reais o pacote com 250 gramas. O arroz negro selvagem também chama atenção por causa do seu aroma, semelhante ao de avelãs ou da erva torrada (chá preto). Além disso é rico em proteínas e fibras, e uma boa fonte de potássio e fósforo. Embora o nome arroz seja usado para este ingrediente, ele nada mais é do que uma gramínea aquática, mesmo assim é usado como uma guarnição tal como outros grãos. Sugestões de receitas com arroz negro:Arroz negro com KaniArroz negro com curry de camarão Arroz negro com camarão e lulasRisoto Negro com frutos do mar
http://cybercook.terra.com.br/culinaria-arroz-selvagem.html?codmat=1324

O Arroz Selvagem também é conhecido como o "caviar" dos grãos. Comparado ao arroz branco, o arroz selvagem tem duas vezes a quantidade de proteínas e três vezes a quantidade de ferro.

Truta salmonada com arroz negro

Truta salmonada com arroz negro e sementes da montanha
(Receita para 2 porções)

Ingredientes e quantidades:200gr de filet de truta salmonada50ml de azeite extra virgem20gr de sal10gr de pimenta do reino em pó80gr arroz negro selvagem30gr de manteiga sem sal80gr de vinho branco100ml de creme de leite reduzido100gr de brócolis ninja cozido2gr de açafrão1un de flor capuchino “Decoração”2un de ramos de dill “Decoração”3un de ceboletes “Decoração”10gr de pimenta rosa “Decoração”1un de vagem “guarnição do molho”2un castanhas de pinhão em laminas20gr de cenoura picada30gr de morango picado
Modo de Preparo:
Cozinhe o arroz negro em uma panela de pressão com azeite, sal e cebola, por 30 minutos e finalize com vinho branco e manteiga, e reserve. Em uma frigideira anti-aderente aquecida, coloque o azeite, e grelhe a truta já temperada, e reserve; na mesma frigideira, acrescente o vinho branco e o creme de leite e deixe reduzir ao ponto de napper, finalizando com sal e açafrão. Montagem do prato: Disponha os brócolis, emseguida o arroz negro e ao seu lado o file de truta grelhado, finalize com o molho primavera, decorando com a flor capuchinho, endrodil e cebolete, lascas de pinhão, morangos em cubinhos, vagem e cenoura também em cubos, salpicando no final pimenta rosa. Sirva em seguida.
AraucáriaTel. (12) 3668-6000
http://www.revistabareserestaurantes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=65:truta-salmonada-com-arroz-negro&catid=36:receitas&Itemid=15

Nenhum comentário: