sábado, 11 de julho de 2009

Arroz Integral e como fazer



A Cleuza do blog ojeitocreuzadever.blogspot.com me pediu sugestões de arroz integral .


INGREDIENTES: 1 copo (requeijão) de arroz integral 3 copos (requeijão) de água fervente 2 cenouras cruas raladas 1 colher (chá) de colorau 1 colher (chá) de óleo 1 cebola pequena picada Sal à gosto Hortelã para decorar MODO DE PREPARO:lave o arrozescorra e deixe secar bem ereserve.pique a cebolareserve.rale a cenoura reserve.em uma panela coloque o arroz e toste bastanteacrescente o óleo e doure a cebola e dissolva o colorau acrescente a cenoura e o sal.coloque a água mexendo bemtampe a panela e deixe cozinhar.cozinhe em fogo baixo.decore a vasilha com ramos de hortelã.



ARROZ INTEGRAL CASTANHOINGREDIENTES:arroz integralágua (o dobro do arroz)sumo limão em quantidade suficiente.ervas aromáticas a gosto cogumelos laminadossementes de girassol (opcional).PREPARO:Coze o arroz integral no dobro da água. Aromatiza sutilmente com ervas (por exemplo: salsa, coentros, hortelã, etc.) e limão e borrifa com cogumelos cortados ou sementes de girassol, é um prato perfeito.Os pratos mais simples são muitas vezes os mais satisfatórios.


FONTE:www.centrovegetariano.orghttp://www.eurooscar.com/RECEITAS_VEGETA…


Veja como fazer um arroz integral bem natural, sem frituras.

Para um copo de arroz, 4 de água.

O segredo de refolgar sem óleo, isto é, sem frituras, é deixar a panela esquentar, sempre no fogo baixo.

Depois colocar o alho picado para mexer.

Na medida que o alho vai querendo grudar na panela, põe água quente, muito pouco, suficiente para não deixar grudar.
Quando o alho estiver bem dourado, joga o arroz lavado e vai dourando do mesmo jeito e só quando estiver bem torrado é que coloca os 4 copos de água fervendo. Mexe e deixa a tampa da panela ligeiramente aberta.
Quando o arroz estiver quase seco, colocar tempero verde fresco e picado a vontade e sal (marinho) a gosto.
http://www.saudeintegral.com/artigos/como-fazer-arroz-integral.html

Receita de Arroz Integral Simples

Ingredientes
Categoria da Receita:
Grãos e Massas
Dificuldade de Preparo da Receita:
fácil
Temperatura da Receita:
quente
• 4 copos de arroz integral cateto
• 3 colheres (chá) de sal
• 5½ copos de água !-->
Preparo da Receita
Peneirar o arroz, limpar e medir. Lavar, escorrer e colocar de molho por 2 horas (em tempo quente) ou por 3 horas (em tempo frio) com 5 e 1/2 copos de água em um pote tampado. Depois, colocar todos os ingredientes na panela de pressão. Iniciar o cozimento com fogo alto até pegar pressão. Deixar cozinhar nesta intensidade por 4 minutos e depois abaixar o fogo, mantendo a pressão da panela num ritmo estável por 1 hora. Desligar o fogo e deixar descansar de 10 a 15 minutos.
Dica para esta receita
Fonte: Revista Estilo Natural / Restaurante Satori-sp


Arroz integral É fácil de fazer!
Substituir o arroz branco pelo integral.

Essa é uma regrinha que todo mundo deveria adotar.


Dá uma boa ajuda na perda de peso! Ao contrário do branco, o integral não passa por nenhum processo de refinamento, mantendo preservados seus minerais, vitaminas e fibras.

Por isso, sacia mais e estimula o intestino, além de varrer tudo o que é ruim para fora do organismo.

Agora, uma perguntinha: você sabe como fazer o arroz integral? Pois é, muita gente desiste da ideia de adotar essa versão do arroz porque pensa que o preparo é complicado.

Digo por experiência própria: não é! É até mais fácil que o branco.

Você nem precisa picar alho ou cebola para o tempero. Eu só coloco água e sal.

Ah, Se quiser cozinhe na panela de pressão para ficar pronto mais rapidinho.

Aí vai o passo-a-passo:


Coloque o arroz lavado e escorrido na panela de pressão
Leve ao fogo e mexa até os grãos secarem e darem uma leve tostadinha.
Acrescente a água fria (costumo usar três xícaras de água para uma de arroz).
Tempere com o sal e tampe a panela.
Assim que a panela começar a soltar vapor pela válvula (sinal de que a água ferveu), abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

Desligue o fogo e espere toda a pressão da panela sair (a válvula para de apitar e soltar vapor). Abra a panela. Se ainda tiver água, deixe cozinhar mais um pouquinho sem a pressão. Pronto: é só servir.

Se quiser, polvilhe gersal (gergelim + sal). Fica delicioso!

Para fazer o arroz integral:

Lave o arroz integral (como não é branqueado, às vezes vem com alguma casca).

Na panela de pressão refogue 1 cebola picada e 1 dente de alho com um pouco de azeite.

Junte o arroz e envolva bem, deixando o arroz ficar seco.

Junte água (2 vezes a quantidade de arroz).

Feche a panela e quando ganhar pressão conte 20 minutos.

No final desse tempo, desligue o fogo mas não abra logo a panela para o arroz acabar de abrir. Deixe assim mais ou menos ½ hora.

Se não tiver panela de pressão, pode fazer em panela normal.

Nesse caso, será melhor aumentar a quantidade de água.

Faça da mesma maneira que faz o arroz branco (só vai demorar mais a cozer).


Fica muito bom se juntar à água um pedaço de Alga Kombu (encontra-se em lojas de produtos naturais). Mas pode muito bem fazer sem a alga.

Também pode juntar ao arroz outros ingredientes. Cenoura, alho francês, cogumelos... salsa ou coentros... enfim, inventem!

Como fazer arroz integral

Rende 4 porções
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral3 xícaras (chá) de água1/4 de cebola picada
Modo de fazer:
Coloque o arroz em um escorredor e lave-o sob água corrente. Em uma panela média coloque a água, o arroz e a cebola picada.Leve ao fogo alto e espere ferver, então abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar por 30 minutos ou até que fique macio e soltinho. Retire do fogo e sirva em seguida.

Veja como preparar arroz integral com legumes

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral
1 dente de alho
1 colher (chá) de óleo de soja
1 cebola pequena batida
1 xícara de repolho em tiras
1 xícara de brócolis picado
1 xícara de cenoura em tiras finas
1 xícara de vagem cortada em tiras finas
5 ½ copos de água
½ xícara de shoyo
1 colher (chá) de gengibre ralado

Modo de Fazer Refogar o arroz. Adicionar a água, o shoyo e o gengibre. Deixar cozinhar. Após mais ou menos 20 minutos, adicionar os legumes. Rendimento: 8 porções Observação: em comparação ao arroz branco (polido), possui cerca do dobro do valor de fibras. Atenção para o uso do molho shoyo, que aumenta o teor de sódio da preparação.


Arroz Integral


Dica de Cozinha n.º 1: Como lavar Arroz Integral

Por não saber cozinhar um arroz integral decente, fui à procura de dicas na net.

No entanto, aprendi que saber lavá-lo é mais importante que saber cozinhá-lo!


O arroz integral guarda em si os ovos de um bichinho preto.

Esses ovos devem ser retirados antes da cozinhar.
Segundo o João, a técnica para lavar o arroz integral é a seguinte:

Lavar Arroz Integral
Deixar de molho em água fria durante 3 minutos
Mexer bem o arroz com a mão durante 1 minutoMudar a água
Água de novo e massajar o arroz com a mão, vá apanhando o arroz com a mão e apertando-o.
Mudar a água e por a cozinhar
Pode juntar logo o passo 2 e 3 num só se não tiver muito tempo.
Para mudar a água depois de mexer, pode simplesmente verter a água com as impurezas devagarinho e sem mexer o recepiente.
Verá que toda as impurezas do arroz vem paraao cima da água, e, se não mexer o recepiente e começar a incliná-lo devagar, a água suja começa a verter sem ter que mudar tudo.
Acaba por nem ser preciso verter a água toda já que só nos interessa tirar a água com impurezas que é logo a primeira a sair.

Para que o arroz integral cozinhe e não fique duro deve ser colocado de molho de um dia para o outro ou umas horas antes de ser cozinhado (Veja como lavar arroz integral na Dica de cozinha n.º 1).
Depois de demolhado escorra o arroz e toste, sem queimar, numa panela seca e sem nada. Depois junte por cada chávena de arroz duas chávenas de água a ferver e tempere a gosto, com azeite e sal. Em 15 ou 20 minutos o arroz estará pronto. Se gostar dele mais cozido deixe-o estar mais tempo.

A partir daqui, pode criar os pratos de arroz que lhe apetecer, tal como faz no seu dia-à-dia com o arroz branco. Pode salteá-lo com legumes ou quando estiver a cozer pode juntar o que lhe apetecer, também pode fazê-lo malandrinho. Com mais ou menos água. Como gostar. Eu já fiz a típica receita portuguesa de arroz de tomate e ficou muito bom!
Fonte de Inspiração: Salsa e Coentros



Qual a diferença entre o arroz normal e o integral?




A diferença básica é a quantidade de nutrientes que um possui que o outro não possui. No processo de colheita do arroz o arroz integral é separado quase imediatamente após a colheita, enquanto que o arroz branco normal é polido e tratado por outros processos que aumentam seu tempo de vida. Nesse processo de polia e tratamento o arroz perde muito de seus nutrientes e gorduras naturais, tornando-se assim menos útil como comida para a cultura de cogumelos.



Arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento.
A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados. Além disso, o arroz integral possui uma série de benefícios:
- Reduz o risco de disfunções intestinais;- Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos;- Protege o sistema nervoso;- Participa do metabolismo de contração muscular;- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos;- Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz branco convencional.
Os processos de refino e polimento (beneficiamento) comum no arroz branco, gera a parda da camada externa, rica em nutrientes. Pode utilizar-se de um talco especial para retirar a película nutritiva ou ainda parafina para polir.
Há diversas variedades e qualidades do arroz, dentre as mais comuns, podemos citar agulhinha integral, agulhinha refinado, cateto, cateto com vermelho, orgânico, seco, riso grano duro, selvagem, japonês, aromático.
O arroz é classificado pelo seu tamanho e forma. O tamanho do grão interfere na quantidade de amido, que logo poderá interferir n tempo de cocção, valor calórico, paladar e apresentação.


Acho que esta página pode ser respondida pela simples pergunta: ” – Já deixou arroz integral no pacote durante 6 meses? ” Já? hehe então a resposta está aí. Se por acaso nada aconteceu é provável que tenha sido numa estação seca e onde toda a bicharada do arroz não saíu. Se for na época da bicharada sair… ui ui. O arroz integral têm um bichinho preto muito feioso, pequenito não faz mal a ninguém, mas…todos os ovinhos no seu corpo não devem fazer nada bem. A técnica de lavar o arroz integral é a seguinte:
Lavar Arroz Integral
Deixar de molho em água fria durante 3 minutosMexer bem o arroz com a mão durante 1 minutoMudar a águaÁgua de novo e massajar o arroz com a mão, vá apanhando o arroz com a mão e apertando-o.Mudar a água e por a cozinhar
Pode logo juntar o passo 2 e 3 num só se não tiver com muito tempo. Para mudar a água depois de mexer, pode simplesmente verter a água com as impurezas devagarinho e sem mexer o recepiente. Verá que toda a porcaria do arroz vem ao de cima da água, e, se não mexer o recepiente e devagar comecar a incliná-lo, a água suja começa a verter sem ter que mudar tudo. Acaba por nem ser preciso verter a água toda já que só nos interessa tirar a água com impurezas que é logo a primeira a sair.

3 comentários:

Delírios Gourmet disse...

Oi Anna, sabe que já provei o arroz integral e achei bem diferente. Não gostei muito... Teria alguma maneira de mudar um pouco esse gosto e deixá-lo mais saboroso? Bjus!

Creuza Moura disse...

Anna
Valeu mesmo as dicas
Já imprimi e testarei ainda hoje. volto pra contar minha experiência.

obrigado pelo carinho de responder prontamente a minha duvida.

um grande beijo

Cris disse...

Oi Anna amo arroz integral. Adorei suas dicas...super 10!
bjs querida..sucesso pra você!!